Cultura

ALAFOLIA CONFIRMA CHICLETE COM BANANA, LEVA NÓIZ E ARAKETU EM MAIO

vide
| 20/04/2011 às 20:24
Alafolia reúne milhares de pessoas no centro da cidade
Foto: Amilton André

  Além das atrações trazidas pelos grandes blocos como Chiclete com Banana, Banda Eva e Leva Nóiz, a Prefeitura já confirmou a presença de grupos como Araketu, Edcity, Tatau, Netinho e A Bronca, além das outras atrações que ainda estão em negociação.
 
O Alafolia acontece entre os dias 13 e 15 de maio e está entre as festividades mais esperadas de toda região. Este ano a Micareta vai prestar uma homenagem à sua própria história, valorizando as bandas e os artistas precursores do carnaval fora de época de Alagoinhas. 
    
Promovido pela Prefeitura de Alagoinhas em parceria com o Governo do Estado e empresas privadas, o Alafolia vem atraindo um grande público que movimenta toda a cidade, desde o seu resgate em 2009, gerando emprego e renda e dando maior visibilidade à cidade no período de sua realização.  Para o coordenador da festa, o secretário de Cultura, Luis Ornelas, a expectativa para este ano é de um público ainda maior que os anos anteriores.

  SEGURANÇA

   Para uma maior segurança durante a realização da Micareta de Alagoinhas, que acontece entre os dias 13 e 15 de maio, a comissão organizadora do Alafolia 2011 se reuniu nesta quarta-feira, 20, com as polícias Militar, Civil, Corpo de Bombeiros, representantes do Juizado de Menores, além de representantes da Vigilância sanitária, diretores de blocos e camarotes, para traçar estratégias e ações de segurança para o carnaval fora de época do município. 
    
  Durante o encontro foram discutidas questões referentes à estrutura física e funcional dos equipamentos de segurança, como instalação dos módulos elevados, número de viaturas e posicionamento, instalação das câmeras de segurança para o monitoramento polícial, que este ano leva para às ruas um efetivo superior ao ano de 2010. Também foi pautado sobre os procedimento burocrático para a circulação dos blocos, horários, vistorias dos trios e carros de apoio e principalmente sobre o veto de crianças nos trios elétricos, tema de destaque da reunião.

  Segundo o comandante do 4º Batalhão de Polícia Militar, Gildeon Fontes de Araújo, este ano a festa contará com um efetivo diário de 400 homens, que percorrerá todo o circuito, além do serviço motorizado através das viaturas e motocicletas que farão a segurança de todo o entorno da cidade. "Todo o circuito estará envolto com barreiras formadas por homens com detectores de metais para assegurar o acesso ao circuito desarmado", garantiu o comandante. 
    
   Gildeon garantiu ainda que o evento contará com o apoio das unidades vizinhas, a exemplo de Rio Real, Entre Rios, Feira de Santana, e de tropas especializadas como batalhão de choque, RONDESP, Esquadrão Águia de Feira de Santana, a companhia especializada de Esplanada, entre outros.  Também será mantido o trabalho de monitoramento diário que são realizados nos bairros.