Cultura

PUBLICAÇÃO DA EDITORA DA UFBA ABORDA A VIOLÊNCIA NA ESCOLA

Vide
| 13/04/2011 às 17:32

Em meio ao luto e indignação causados pela tragédia que aconteceu na última quinta-feira, dia 07 de abril, na Escola Municipal Tasso da Silveira, no Rio de Janeiro, é necessário discutir a temática da violência nas escolas de forma ainda mais intensa. Nos dias atuais, estudos e pesquisas sobre este tema buscam compreender a complexidade que permeia acontecimentos como esse.

Atentos ao perigo das temíveis naturalização e banalização do assunto, os especialistas Maria de Lourdes Soares Ornellas e Daniela Chaves Radel investiram na realização de um estudo feito entre os anos de 2008 e 2010 nas escolas públicas de Salvador, cujo resultado pode ser conferido nas páginas do livro Violência na escola: grito e silêncio, publicação da Editora da Universidade Federal da Bahia (EDUFBA), lançada no final de março.

Violência na escola: grito e silêncio, prefaciado por Ivany Pinto Nascimento, Doutora em Psicologia da Educação pela PUC de São Paulo, é um instrumento para fomentar a discussão entre pais, professores, alunos e demais interessados em entender a crescente violência na escola e, acima de tudo, encontrar alternativas e possíveis soluções para essa realidade.