Cultura

TEMPORADA DA OCA/NEOJIBÁ TEM CONCERTO NA SALA DE CORO NESTA SEGUNDA

vide
| 10/04/2011 às 10:22
A apresentação será às 20h, dia 11, Sala do Coro do TCA, Salvador
Foto: DIV

Rememorar a história secular da cigana Carmen, através da Canção dos Toreadores, parte da famosa ópera do compositor francês George Bizet (1838 - 1875) e se contagiar com a trilha mágica de John Williams, para o filme Harry Potter, conduzido pela sonoridade e empolgação de uma orquestra juvenil. Esta é a experiência que o público poderá vivenciar no primeiro concerto da temporada 2011 da Orquestra Castro Alves (OCA), formada pelo NEOJIBA (Núcleos Estaduais de Orquestras Juvenis e Infantis da Bahia), que acontece nesta segunda-feira (11), às 20h, na Sala do Coro do Teatro Castro Alves.


Além das obras de Bizet e Williams, a plateia irá conferir a vibração de jovens músicos executando obras já conhecidas do repertório da OCA, como Gypsy Overture, de Merle J. Isaac, e Chamambo, de Manuel Artés. A grande novidade será a apresentação de composições de nível mais avançado, normalmente executadas pela Orquestra Sinfônica Juvenil 2 de Julho, primeira orquestra formada pelo NEOJIBA. Entre as peças, destaque para a Marcha Eslava, de Piotr I. Tchaikovsky, além de Batuque, de Lorenzo Fernandez, e Danzón n.2, de Arturo Marquez. “Preparamos um repertório para contagiar todos os públicos. Tanto os mais jovens ou adultos, quem já aprecia música de orquestra, ou quem está iniciando neste universo”, afirma o jovem Yuri Azevedo, regente da OCA. Como uma ação que reforça a política de formação de novos públicos, a entrada para o concerto é franca.


Criada em novembro de 2009, a Orquestra Castro Alves é a segunda orquestra formada pelo NEOJIBA. Composta atualmente por cerca de 60 crianças entre 8 e 18 anos de idade, a OCA está em constante atividade sob a supervisão de Ricardo Castro e a orientação de Aline Falcão e dos monitores e gestores atuantes na Orquestra Juvenil 2 de Julho (J2J).


A orquestra já realizou várias apresentações públicas, como na Sala Principal e na Sala do Coro do Teatro Castro Alves, na Igreja da Vitória, Obras Sociais Irmã Dulce, Convento do Carmo, Colégio Anchieta, Biblioteca dos Barris, em Candeias, dentre outros. Seu regente titular é o jovem Yuri Azevedo, percussionista da J2J.


 ***********

 Sobre o Neojibá


Criado em 2007 como um dos programas prioritários do Governo do Estado da Bahia, desenvolvido através da Secretaria de Cultura (Secult), o NEOJIBA tem por objetivo alcançar a excelência e a integração social por meio da prática coletiva da música. Para isso tem como foco a construção ética e pedagógica da infância e da juventude, mediante a instrução e a prática orquestral, capacitação em ensino musical e a reparação de instrumentos musicais. Além de ser uma iniciativa de cunho artístico-cultural, o Neojibá é uma importante ação de formação e capacitação de crianças e adolescentes, com foco na transmissão e multiplicação do conhecimento e na integração social.