Cultura

GRUPO MANDAIA ABRE SEGUNDA EDIÇÃO NA TRILHA DO CHORO, DOMINGO, NO PELÔ

vide
| 08/04/2011 às 14:26
Domingo, no Largo Quincas Berro D'água, 18h
Foto: Vera Milliott

Neste domingo (10), acontece a abertura da segunda edição do projeto Na Trilha do Choro - do Grupo Mandaia - que durante quatro dias consecutivos (10 a 13 de abril) irá transformar o Centro Histórico de Salvador em palco para um dos ritmos musicais mais perenes da  cultura brasileira e trará como convidados importantes nomes do choro em apresentações diárias e gratuitas.
 
O show de abertura terá a participação especial do trompetista alagoano Joatan Nascimento, em um espetáculo inédito ao lado do Grupo Mandaia, a partir das 18h, no Largo Quincas Berro D'Água, com entrada gratuita.


Sendo um dos mais reconhecidos trompetistas de sua geração, Joatan Nascimento tem uma carreira longa e bem sucedida, destacando-se pela versatilidade, fluência e musicalidade nas diversas áreas em que atua. O músico possui uma sólida formação  que inclui graduação na Escola de Música da UFBA, onde hoje é professor, e aprendizado com os maestros Isaac Karabchevsk, Julio Medaglia e Roberto Duarte, entre outros, além de ter trabalhos realizados ao lado de artistas como Carlinhos Brown, Banda Cheiro de Amor, Banda Eva, Chiclete com Banana, Fred Dantas e Ivete Sangalo. Atualmente, Joatan é membro da Orquestra Sinfônica da Bahia e integra o grupo paulista Trio + 1, a Orkestra Rumpillezz e o Jurassik Quartet.


Nesta participação especial ao lado do Mandaia, o instrumentista vai mostrar ao público algumas canções do seu disco Eu Choro Assim (2002), a exemplo de Peguei a Reta, de Porfírio Costa. Este álbum foi premiado como melhor disco pelo Troféu Caymmi (2002) e é composto exclusivamente de chorinhos para trompete. Além disso, Joatan vai apresentar músicas inéditas que compõem seu mais recente CD intitulado Choro de Casa, previsto para ser lançado até o final de 2011, com destaque para a canção autoral Janjão - feita em homenagem do filho do músico -  e para Santa Morena, de Jacob Bandolim. O trompetista vai executar ainda, com o Grupo Mandaia, canções que fogem do ambiente do choro, como Nuvens (Bossa Nova), de Maurício Einhorn e Durval Ferreira e Choras Porque Queres (Samba), de Paulinho da viola.


"Eu e o Grupo Mandaia temos uma amizade de anos, que resulta em participações recíprocas em nossos shows. Nós vamos interagir no palco e executar músicas que tocamos sempre, mas vamos trazer novidades. Estou relaxado e tenho certeza de que vai ser uma grande apresentação, pois o Mandaia é formado por músicos de alto nível e criterioso", afirmou o Joatan Nascimento.

O Na Trilha do Choro II dá prosseguimento aos shows até quarta-feira (13), trazendo diariamente diversos convidados especiais:  Jota Veloso (11), Cinho D'Amata e Luiza Britto (12) e, no dia 13, Patrícia Costa.  Nestes dias os shows acontecem  a partir das 20h, no Largo Quincas Berro D'Água, sempre com entrada franca.


Na Trilha do Choro II 

Idealizado pelo Grupo Mandaia e realizado com recursos do edital Tô no Pelô, da Secretaria de Cultura da Bahia (Secult-Ba), o Na Trilha do Choro II tem o objetivo de abrir espaço para o choro e consiste em resgatar obras consagradas de compositores e instrumentistas brasileiros e baianos de vários períodos, bem como apresentar ao público canções menos conhecidas, mesclando ao tradicional chorinho ritmos como baião, xote, samba e maracatu.

A primeira edição do projeto (2009) levou ao Centro Histórico de Salvador nomes representativos do choro e da música instrumental, a exemplo de Armandinho, Fred Dantas, Joatan Nascimento e Surama Albuquerque, sendo sucesso de crítica e público. Assim, em 2011, o Na Trilha do Choro II reforça e dá continuidade à sua proposta de consolidar o espaço para a música instrumental em Salvador e de cativar um público fiel.

"O Na Trilha do Choro II busca fortalecer o ritmo conhecido como o jazz brasileiro, mantendo vivos os nomes que construíram uma identidade musical brasileira e enobreceram esta arte em nosso país", explica Lula Gazineo, líder do Grupo Mandaia e Diretor Musical que por meio de arranjos modernos faz uma leitura contemporânea do choro.

Os shows têm duração média de 1h30 e trazem repertórios que mesclam canções autorais (a exemplo de Baião Eterno, Acorde Paulistano, Bem Brasileiro É..., Tema Para um Chorinho Bem Lento e São José), preciosidades do cancioneiro popular e músicas instrumentais, como Títulos De Nobreza (João Bosco/Aldir Blanc), Yaô (Pixinguinha/Gastão Viana), Falando de Amor (Tom Jobim), Gaúcho (Chiquinha Gonzaga), Salve Copinha (Hermeto Pascoal), Quando Bate Uma Saudade (Paulinho Da Viola), dentre outras.


Sobre o Grupo Mandaia

O Grupo Mandaia, composto por virtuosos e versáteis músicos, foi formado em 2003, sob a liderança de Lula Gazineo. Ao longo dos anos, o grupo conquistou o respeito e o destaque na cena musical profissional da Bahia, por primar pela precisão e pelo rigor com a tradição instrumental e buscando sempre apresentar novidades em suas apresentações, através da incorporação de diferentes gêneros musicais sem abandonar o choro como eixo principal.

Nos shows, o Mandaia apresenta um repertório que contempla composições clássicas combinadas com arranjos novos, além de obras de compositores de gerações recentes, especialmente de baianos como Clodoaldo Brito (Codó), Assis Valente, Armandinho e Capinam, dentre outros.

Fazem parte do Grupo Mandaia: Lula Gazineo (violão de 6 e 7 cordas); Ane Morgana Moreno (flauta), Messias Brito (cavaquinho), Hélio Gazineo (violão), Leonardo Gazineo e Sérgio Coentro (percussão).


SERVIÇO:

O quê: Na Trilha do Choro II

Quando: Domingo (10), às 18h; segunda, terça e quarta-feira (11, 12 e 13), às 20h

Onde: Largo Quincas Berro D'Água - Pelourinho

Quanto: Entrada franca