Cultura

Artista plástico israelense expõe esculturas no Museu de Arte da Bahia

vide
| 07/04/2011 às 06:27
Governador Wagner durante visita ao MAM e as obras de David Gerstein
Foto: Manu Dias

O estilo de vida colorido, cheio de movimento e cercado pela natureza sugerido pelo artista plástico israelense contemporâneo, David Gerstein, está presente nas 37 esculturas da mostra de sua autoria, ‘Lifestyle', aberta nesta quarta-feira (6), no Museu de Arte da Bahia, no Corredor da Vitória, com a presença do governador Jaques Wagner e diversas autoridades. As peças ficam expostas até o dia 19 de junho deste ano.


Feitas de metal, cortadas a laser e pintadas com cores vibrantes, as esculturas representam temas variados e retratam o cotidiano urbano, mas sem esquecer do meio ambiente. Algumas parecem estar em movimento. É o caso da obra intitulada ‘Onda do Pelotão', que são vários ciclistas participando de uma corrida. Outra que chamou atenção do público foi a do casal correndo no parque cercados por várias borboletas.


David Gerstein explicou que na década de 1980 teve a idéia de fazer arte tridimensional e isso só foi possível quando descobriu a técnica de cortar metal com laser. "Descobri que recortando as imagens e as colocando juntas, eu posso criar a pintura no espaço, sem perder a minha paixão por cores e textura, os elementos essenciais da minha obra".


O artista afirmou também que pretende fazer um monumento para o Brasil, a exemplo do que fez em Cingapura e em outros países. De acordo com ele, a vontade é que a obra seja feita na Bahia, por causa de seu colorido e alegria dos baianos.

Muitas das idéias de David Gerstein surgem de fontes como supermercados, embalagens, cartazes, revistas em quadrinho, brinquedos, moda, entre outros, ligados à sociedade de consumo. O artista também se preocupa em confrontar a realidade e o sublime.

Gerstein 

David nasceu em Jerusalém (Israel), em 1944. Estudou na Academia Bezalel de Jerusalém, na Ecole Superieure des Beaux Arts de Paris (França) e na Liga dos Estudantes de Artes de New York (EUA). Pós-graduado pela Faculdade de St. Martin's of Arts de Londres (Inglaterra) foi, entre 1971 e 1985, professor Sênior da Academia Bezalel de Jerusalém, onde estudou entre 1965/1966.