Cultura

BARLAVENTO RETORNA À VARANDA DO SESI RIO VERMELHO COM SEU BATUQUE AFRO

Veja
| 06/04/2011 às 20:20
Grupo Barlavento
Foto: Divulgação

Nesta quinta-feira (07), às 22h, o grupo Barlavento retorna à varanda do Sesi, Rio Vermelho, após temporada longe do palco que presenciou grandes parcerias. Na varanda, o Barlavento já foi aplaudido pelo cantor mineiro Milton Nascimento, já dividiu microfone com Mariene de Castro, além de outros grandes nomes da música de raiz. Para iniciar a temporada de abril, o grupo recebe o cantor e compositor Tom Barreto, de Salinas, e sua música "Marisqueira" que já está entre as preferidas do público e vai fazer parte do próximo álbum.  


A expressão maior do Barlavento é o seu samba-de-roda característico, mostrando a forte e vibrante música de raiz que predomina no Recôncavo baiano. As letras do Barlavento retratam a alegria de uma roda de samba, as comidas típicas da região,  descrevem cenários à beira mar e homenageiam o candomblé. 


Apesar de ter como foco principal de trabalho o samba de roda, o ritmo de forró puxado, gêmeo musical do hi-life do Gana (como referido no filme Viva São João de Andrucha Waddington), surge nas interpretações do Barlavento como "Sebastiana", do paraibano Jackson do Pandeiro. Surpreendentemente casado com o samba-de-roda, este forró se torna uma rica combinação dançante dessas duas correntes musicais.


No repertório, canções como Eu sou da BahiaFlor de Dendê e Sou de Amaralina, de composição de Hamilton Reis, homenagearão a Bahia e cantarão a beleza de suas igrejas, ladeiras e mulheres. No dia 14 o grupo recebe como convidado o cantor Tote-Gira, já no dia 28 a roda de samba estará completa com a presença de Roberto Mendes e do homem-banda alemão, Bernard Snyder, que também é produtor internacional do grupo, e tem aberto portas para o samba de roda do Barlavento invadir a Europa todos os anos.