Cultura

SALVADOR FAZ 462 ANOS E PRECISA IR AO SALÃO DE BELEZA, P/ TASSO FRANCO

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| 29/03/2011 às 12:11
Retrato da cidade: familias morando na praia do Farol, desde o grito de momo
Foto: BJÁ
 Salvador completa nesta terça-feira, 29, 462 anos de existência levando-se em conta a chegada da Esquadra de THomé de Souza à Baía de Todos os Santos, em 1549. Data confusa, pois, desconsiderou o tempo de vila da Capitania Hereditária e o povoamento de Diogo Álvares. Errada em sua essência, porém, a que vale, oficialmente (vide crônica neste site Editoria de Cultura).


   Para os padrões europeus e asiáticos, é uma cidade jovem. Roma, só da era cristã aos dias atuais tem 2.010 anos. Bercino, a antiga Barcelona, mais de 3.000 anos. Cidades há na China com 4.000 anos. Bebia num pub em London, anos 1980, que tinha 370 anos de existência.


   Entre as cidades de grande porte do país, Salvador é a capital metropolitana mais atrasada. Em relação à Londres, por exemplo, o transporte de massa de Salvador tem um atraso de 100 anos.

   O metrô de Recife tem 28 estações e opera desde os anos 1980. O "Calça Curta" de Salvador começou a ser construído em 1999 e nunca andou. Elevou-se no Bonocô, está repleto de mazelas e nada. Agora, apelaram para um general na tentativa de por os trens nos trilhos.


   Desde final dos anos 1960, governo municipal de ACM, que a Avenida Luiz Viana, em homenagem ao pai do governador Luis Viana Filho, tem reservado o canteiro central para um metrô de superfície ligando a parte mais dinâmica da cidade, ao eixo Litoral Norte/Aeroporto/Lauro de Freitas/Camaçari.


   Vários governos se passaram e nada aconteceu. Inclusive a era ACM no governo do Estado. Agora, fala-se em implantar um sistema complementar de ônibus (Bus Rapid) para preencher essa lacuna, visando a Copa do Mundo de 2014.


   Imagine alguém chegar em Londres, em 2012, para os Jogos Olímpicos e pegar uma Bus Rapid? Não existe.

   O Heatrhow Airport de Londres, que o mais importante da cidade e da Europa, está interligado ao metrô há décadas. Saindo de Heatrhow, o cidadão, com bilhete único pode viajar pelas 302 estações do metrô a quaisquer pontos da cidade. E, chegando num bairro, aí sim, tomar um ônibus complementar ao destino final de sua estada.


   Em Salvador, querem colocar o Bus Rapid no lugar do metrô. Passando, assim, a transporte principal, quando seu papel é completar.


   Esse é só um exemplo do nosso atraso. Não existe na cidade nenhum serviço municipal que funcione com dignidade plena. O Elevador Lacerda que é um marco, um símbolo, está frequentemente, quebrado. Os postos de saúde são uma lástima. Até o Posto do Pernambués, que já foi de excelência, deteriorou. 

   A educação pública fundamental nem é bom falar. Juntando com a de segundo grau estadual é de baixa qualidade. São milhares de alunos atendidos em baixíssima qualidade para os padrões mundiais. 


   Se elevarmos o nível para gradação superior, Salvador não tem uma Universidade que se iguale ou se assemelhe as melhores da América Latina.


   Não existe um programa de qualificação profissional TI no município. Nem, sequer, um esforço nessa direção.


   Ora, dizer que Salvador é bela, linda, é um chavão. Até os "Dendês no Sangue", personalidades que povoam a cidade na época do verão/Carnaval (já foram embora) falam isso a plenos pulmões. De fato, há locais de beleza exuberante em sua topografia. E até uma cultura buliçosa. Hoje, menos.

   A cidade não tem um artista plástico de renome nacional, na atualidade. Internacional? Nem pensar. Escritor neste naipe, salvo João Ubaldo que se mandou faz décadas, idem-idem.


   Então, é preciso andar com o andar devagar para o santo não cair na Ladeira da Praça, como aconteceu com São José na época da Colônia, porque a realidade é bem diferente do que se pinta.


   Não se trata aqui de dizer que a culpa é deste ou daquele governante. É do conjunto e ninguém vai resolver nada porque o Brasil é assim mesmo. Vai-se tapando buracos aqui e acolá e pronto. Exemplo melhor do que Metrosal não existe. Tem 12 anos para se fazer 4k. O metrô de Madri, Espanha, avança 4 k por ano e na década que o "Calça Curta" emperrou foram mais 48km de linhas e estações.


   Agora, fala-se que o governo federal estaria disposto a investir R$50 bilhões no trem bala Rio/SP/Campinas. Com 10% dessa dinheirama daria para fazer o Metrosal entre o Acesso Norte/Iguatemi via Aeroporto, Lauro de Freitas e uma perna via Parafuso Camaçari.


   Quer mais uma estorinha interessante sobre Salvador onde o povo continua fazendo xixi nas ruas. A Prefeitura construiu com recursos do Ministério da Integração a urbanização da Avenida Centenário, em 2008. Ficou legal aqui no bairro. Mas, pasmem, mandou chumbar ou soldar, como queiram, as portas dos dois sanitários públicos que ela própria construiu. Aí o camarada baiano, com toda sua civilidade, tá mijando nas portas dos banheiros.


   Quer outra estorinha: hoje fui caminhar no calçadão do Farol da Barra e fotografei duas famílias residindo na praia do Farol (vide foto acima) que, segundo isoposeiros estão lá desde o pré Carnaval.


   Salvador é isso aí nesses 462 anos. Uma cidade bagunçada, bonita que seja, mas, precisando passar no Salão de Andréia, aqui no Chame-Chame, para fazer as unhas e o cabelo.


  • Crônica dedicada ao jornalista Fernando Vita que lança nesta noite de terça-feira, 29, seu novo livro "Cartas Anônimas", na Livraria Saraiva, do Salvador Shopping.