Cultura

EDVALDO BRITO FAZ PALESTRA SOBRE CASTRO ALVES EM CAMPINAS, SP

vide
| 14/03/2011 às 10:28

O vice-prefeito de Salvador, Edvaldo Brito, participa hoje à noite (14.03) em São Paulo das comemorações dos 164 anos de nascimento de seu conterrâneo, o poeta Castro Alves. Durante sessão solene às 20h na Academia Campinense de Letras, em Campinas, Brito fará palestra com o tema "Castro Alves, o poeta dos escravos".


"Como negro, falarei da importância dos ideais de liberdade de sua poesia em favor dos escravos e da idéia de criação e inauguração do Parque Natural e Cultural de Cabaceiras", declarou o vice-prefeito. Castro Alves nasceu numa fazenda próxima da vila Curralinho, hoje Castro Alves, quando toda a região pertencia ao município de Muritiba, onde também nasceu Edvaldo Brito 90 anos depois. A fazenda hoje é o município de Cabaceiras do Paraguaçu.


 Na palestra, Brito vai discorrer sobre a realização do sonho de criação do Parque Natural e Cultural de Cabaceiras. A inauguração em 8 de março de 1971 pelo governador Luiz Vianna Filho  - durante o centenário de morte do poeta -, concretizando, com o então secretário estadual de Educação e Cultura Edivaldo Boaventura, a sugestão e o desenho "arquitetônico" do historiador Pedro Calmon. A participação da população de Muritiba, através dos líderes comunitários José Copello, do Lions Clube, e Manoel Borges, da Associação Comunitária, e da atuação dos prefeitos Baldoino Gonçalves e Humberto Oliveira. O vice-prefeito destacará a sua própria participação na obra, inicialmente como subsecretário estadual de Educação e depois como assessor-chefe do secretário Boaventura.


Antes do evento em Campinas, Edvaldo Brito fará palestra ao meio-dia durante reunião-almoço de empresários no Rotary Clube de São Paulo, na capital. Com o tema "A política e o cidadão", o professor e jurista falará sobre o desgaste da ação de boa parte dos políticos, alguns profissionais, alheia aos anseios da cidadania.