Cultura

COMUNIDADES NEGRAS DISCUTEM O CARNAVAL DE 2011 EM SALVADOR

Veja
| 16/02/2011 às 16:19
Edvaldo Brito, secretário Ailton Ferreira e representantes de comunidades negras
Foto:
O vice-prefeito Edvaldo Brito recebeu ontem (15.02) no seu gabinete representantes do Conselho Municipal das Comunidades Negras e o secretário municipal da Reparação, Ailton Ferreira. A presidente do conselho, Lindinalva de Paula, foi convidar o coordenador geral do carnaval para participar de audiência pública no próximo dia 22, no Centro Cultural da Câmara de Vereadores, que vai discutir a maior festa do planeta.
 
Com o tema "O carnaval e o impacto econômico na cidade do Salvador", o evento vai discutir, entre outros assuntos, a ausência de mídia para as entidades afro, afoxés, de reggae e samba; a ocupação do solo urbano, que é espaço público, durante a folia por organizações privadas; e a reformulação do Conselho Municipal do Carnaval. "Queremos discutir o financiamento das entidades negras, o critério para a existência de uma fila no desfile, a tributação igual para entidades desiguais e a reformulação e atualização do Conselho Municipal do Carnaval, com todas as deliberações sendo colocadas em prática através de ações que envolvam o Ministério Público, a Câmara de Vereadores e a Prefeitura", declarou Lindinalva de Paula.
 
O vice-prefeito acolheu a iniciativa e disse que é preciso que a sociedade civil se pronuncie a respeito dessas questões. E foi mais além, lembrando que o carnaval é uma festa do povo e que cabe ao poder público apenas organizá-la, contando com a colaboração de todos. "Eu mesmo tenho feito algumas ações à frente da coordenação da festa e sempre lanço desafios, pois até hoje foram poucos os que me apoiaram na questão dos cordeiros e até agora ninguém apareceu para doar cestas básicas para os filhos dos vendedores ambulantes que serão acolhidos, enquanto seus pais estão trabalhando", concluiu o vice-prefeito.