Cultura

ESPAÇO CULTURAL UNIME MOSTRA 140 PEÇAS DA CULTURA MAYA, EM LAURO

vide
| 08/02/2011 às 13:00
Máscaras da cultura Maya em Expo na Unime
Foto: DECOM
 Um acervo com 140 peças originais e importantes réplicas da cultura maia está em exposição no Espaço Cultural da Unime, em Lauro de Freitas. Entre os objetos, alguns com quase 2 mil anos, estão máscaras, frascos de perfumaria, pratos, estatuetas e carimbos. A abertura da exposição Rota Maya aconteceu nesta segunda-feira (7), com a presença do cônsul de El-Salvador, Vidal Rubio, do diretor Geral da Unime, Evaldo Tadeu Gomes da Rosa, e do vice-prefeito de Lauro de Freitas, João Oliveira, entre outras autoridades locais. A entrada é gratuita e a mostra vai até 18 de fevereiro.

        
O estudante de enfermagem, Anderson Albuquerque, que registrou tudo em fotos do celular, ficou surpreso com a exposição. "Como não sou daqui de Lauro, não estava sabendo desta exposição que é muito interessante. É uma forma da gente conhecer um pouco mais sobre as civilizações pré-colombianas e entender o nosso passado".

O diretor geral da Unime também destacou a importância da exposição para os alunos e visitantes. "Por se tratar de cultura, de conhecimento, nenhum lugar mais adequado do que uma instituição de ensino para acolher. Também é uma forma, já que coincidiu com o primeiro dia de aula, de recepcionar os novos alunos".

Segundo o cônsul de El-Salvador, a expectativa é que a Rota Maya receba de 15 a 20 mil visitantes. A exposição, realizada pela Câmara de Comércio El-Salvador, tem patrocínio da Petrobrás e apoio da Prefeitura de Lauro de Freitas.


Civilização - Os maias, que também construíram pirâmides e grandes templos, possuíam conhecimentos que até hoje impressionam os pesquisadores. Em astronomia e matemática, estavam à frente de todos os outros povos do mundo, incluindo europeus e chineses. Por estes motivos, muitos acreditam que a civilização maia mantinha contato com extraterrestres.