Cultura

ENCONTRO NO PELOURINHO DEBATE CULTURA E HISTÓRIA DE MAZELELE ACBANTU

Veja
| 01/02/2011 às 02:33
O Museu Eugênio Teixeira Leal (Casa da Moeda), no Pelourinho, sediou no último dia 27 de janeiro a cerimônia de abertura das comemorações pelos dez anos de nossa história: Mazelele Acbantu. Foram apresentados temas relacionados à cultura, juventude, mulheres, saúde, educação popular, segurança alimentar e nutricional E etnodesenvolvimento através do Bloco Afro Bankoma 2011.
Com a presença de cento e trinta terreiros e lideranças dos blocos afro oriundos de Salvador, Lauro de Freitas e Ilha de Itaparica, a Mesa foi composta por Unzó Tumba Junçara, Taata Raimundo Kasutemí (Terreiro S. Jorge Filho da Gomeia e Bankoma), Ojé Miguel (Terreiro Tum Tum), Jufânia (Coordenação Ndeenge (Juventude), vereador Gilmar Santiago e Raimundo Konmannanjy ( Nzó Mpaanzu e ACBANTU). Foi grande a participação de todos que ficaram motivados e realizaram um debate sério sobre os temas abordados. É claro que todos se sentiram envolvidos pelo tema e atividades cheias de beleza do Bloco Afro Bankoma.
Outro destaque foi à participação e o compartilhamento de conhecimentos dos Terreiros que participaram da última distribuição de cestas de alimentos que foi entregue para cem Terreiros e beneficiaram 2.000 famílias em situação de fome ocorrida no dia 29/12/2010.