Cultura

MUSEU DA MISERICÓRDIA COMPLETA 5 ANOS E TEM ACERVO VALIOSO NO CENTRO

vide
| 27/01/2011 às 09:39
Provedor presidente da Santa Casa, José Antonio Rodrigues, no museu
Foto: DIV

De especial interesse para a apreciação da história da Bahia e do Brasil, o Museu da Misericórdia completa  cinco anos de atividades. Situado no antigo edifício sede da Santa Casa de Misericórdia da Bahia - uma edificação que começou a ser construída na segunda metade do século XVII - entre a Praça da Sé e a Praça Municipal, o museu desde que foi inaugurado, em janeiro de 2006, passou a agregar valor ao cenário cultural do Centro Histórico de Salvador.


Administrado pela Santa Casa de Misericórdia da Bahia, o Museu exibe obras que remontam ao século XVII até os dias atuais. São cerca de três mil peças, classificadas em diversas categorias , a exemplo de alfaias, mobiliário, pinacoteca etc.


O conjunto arquitetônico do museu e seu acervo constituem importante modelo de produção de arte baiana e portuguesa, resultado da aplicação de elementos culturais e artísticos europeus com a interferência de dados regionais.


Entre as atrações do espaço, de onde se tem uma preciosa vista da Baía de Todos os Santos, o primeiro automóvel movido a gasolina do Brasil, uma escrivaninha usada por Rui Barbosa, além da cadeira e mesa feitas especialmente para a visita de dom Pedro 2º ao local.


Desde 2007, o Museu da Misericórdia é o mais visitado da Bahia. De janeiro de 2006 até dezembro de 2010, mais de 150 mil pessoas passaram pelo espaço cultural, que funciona de segunda a sábado das 10 às 17 horas, e domingos e feriados, das 13 às 17 horas.


O museu, de acordo com sua diretora Jane Palma, funciona também como ferramenta de estímulo e despertar cultural na cidade. Somente no ano passado recebeu e orientou cinco mil alunos do ensino fundamental ao universitário, de instituições públicas e particulares. "Também realizamos eventos e exposições, como as que aconteceram em 2010: lançamento do Catálogo das 14 Obras da Misericórdia, Relíquias de Buda, II Encontro de Cultura Afro Latina, Exposição A Gosto da Fotografia e a  exposição fotográfica Miserere Tende Piedade", diz Jane Palma.