Cultura

FOTÓGRAFO JOSÉ NAZAL LANÇA 2ª EDIÇÃO "MINHA ILHÉUS", FOTOS E HISTÓRIA

vide
| 27/12/2010 às 14:28
Noite concorrida de autógrafos em Ilhéus com José Nazal Soub Pacheco
Foto: Mary Melgaço
 

O fotógrafo José Nazal Soub Pacheco lançou a segunda edição - revisada e ampliada - do livro "Minha Ilhéus: Fotografias do Século XX e um Pouco de Nossa História", reunindo fotos e informações sobre a história da cidade. Durante a solenidade, que aconteceu na noite do último dia 23, no salão nobre da Academia de Letras de Ilhéus, o autor lembrou que a primeira edição foi esgotada em menos de dois anos, sendo muito utilizada por instituições de ensino do Sul da Bahia. Lançado pela editora Via Litterarum, o livro traz fotos inéditas e textos de vários historiadores                    que estudaram o passado da antiga capitania hereditária de São Jorge dos Ilhéus.


         Nesta nova edição, José Nazal reafirma seu amor por Ilhéus e amplia o passeio panorâmico na cena urbana do século passado, com imagens captadas por fotógrafos que registraram aspectos da chamada "capital do cacau", a exemplo de Lourival (Louro) Reis, Raildo Vieira do Nascimento, Lindemann, J. Dias, Fâmula, P. Pinillos, Francino Vieira e Zezito Mendonça, entre outros homenageados.  "De modo especial, divido este trabalho com fotógrafos anônimos que não deixaram assinatura em seus trabalhos, sendo, em função disso, impossível dar-lhes o devido crédito", informa Nazal.


         No prefácio de "Minha Ilhéus: Fotografias do Século XX e um Pouco de Nossa História", o presidente do Instituto Histórico e Geográfico de Ilhéus e doutor de história pela UFBa, André Luiz Rosa Ribeiro, afirma que "a cada fotografia e a cada relato, o autor nos convida a desvendar a profunda unidade cultural humana da "sua" Ilhéus. Em mais este trabalho, José Nazal é coerente com sua história de vida e com sua trajetória de homem profundamente integrado à estrutura familiar e às relações sociais locais".


         Caráter Pedagógico - Ao concluir a sua análise sobre o livro, o professor André Luiz Rosa Ribeiro declara que, "desta forma, considero este livro relevante. Não somente pelo seu caráter pedagógico, devendo ser inclusive adotado pelas escolas municipais e bibliotecas públicas, mas, também, pelo seu conteúdo iconográfico, pelo seu rigor técnico, e finalmente, não menos importante, pela sua origem autoral: escrita por um filho de Ilhéus que demonstra, mediante essa pesquisa, seu amor por sua terra e por seus antepassados". Além do prefeito Newton Lima e da primeira dama do município, D. Inês Tavares, o evento também contou com a presença do secretário municipal da Fazenda, Jorge Bahia, do chefe de gabinete da Prefeitura de Itabuna, Ivan Montenegro e do diretor da editora Via Litterarum, sociólogo Agenor Gasparetto, além                    de integrantes da Academia de Letras de Ilhéus, dentre diversos outros convidados.