Cultura

SERRA NO ESPÍRITO SANTO HOMENAGEIA SÃO BENEDITO EM ÉPOCA DE NATAL

vide
| 26/12/2010 às 20:15
Navio Palermo é ancorado em frente da Igreja Matriz
Foto: SL
A população capixaba ocupa nos dias 25 e 26 de dezembro a cidade de Serra, região metropolitana da capital Vitória, na maior e mais tradicional festa de rua do Espírito Santo, homenagem a São Benedito. São dois dias de intensa participação popular na  tradição que remonta  ao fim do século XVIII, quando um navio com escravos naufragou na costa do município de Serra.

A história conta que seis escravos conseguiram sobreviver agarrados ao mastro do navio, o que deu origem àa festa, e que hoje ainda atrai turistras de todos os cantos do país. Na festa, o povo puxa o navio chamado Palermo com uma corda de 400 metros e faz todo tipo de promessa, com velinhas acessas. 

Depois de percorrer  as ruas da cidade, o navio é "ancorado" na frente da igreja matriz, onde o mastro é retirado e a bandeira de São Benedito vai para o seu alto. Em todo o caminho, a parte profana reúne bandas de congo que segue atrás do navio - congo são tambores precurssores do samba - formado por triângulos, cuícas, casacas ou recorrecos, com seus integrantes vestidos com roupas típicas. Os capixabas caem na folia como os baianos na lavagem do Bonfim, Iemanjá ou carnaval.