Cultura

ENCERRAMENTO DO PROJETO DIA DO JAZZ NO PELÔ É REALIZADO NO DIA 22

Veja
| 17/12/2010 às 17:23
Orkestra Rumpillezz em apresentação
Foto: Genilson Coutinho
O projeto Dia do Jazz no Pelô, realizado pela CUFA - Central Única das Favelas de Itapuã em parceria com o Pelourinho Cultural, programa ligado à Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (Secult-Ba) e ao Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural (IPAC), terá a sua última apresentação do ano, dia 22 de dezembro, no Largo Pedro Archanjo, às 20h. O projeto, que teve início em junho, se consolidou no ano de 2010 como um dos roteiros de jazz mais bem-sucedidos na capital baiana, levando ao Pelô grandes nomes da música instrumental como Dom Lula Nascimento, Amadeus Alves, Aderbal Duarte, Márcio Diniz, Joatan Nascimento, Márcio Diniz e Franklin Negrão.
O espetáculo do dia 22 mostrará toda a versatilidade da baterista, percussionista e luthier - profissional especializado na construção e no reparo de instrumentos de corda com caixa de ressonância - Tamima Brasil, que também é expert na arte do pandeiro e detentora de um vasto conhecimento musical. A partir de sua experiência, Tamima criou o grupo Itapuã Beat e usou da musicalidade árabe, africana e indiana para as suas composições de jazz. O conjunto coloca ainda os gêneros dub, rap, rock e afrobeat como elementos autônomos e importantes.
Também se apresentam durante a noite, o músico, compositor e criador da Orkestra Rumpilezz, Letieres Leite, e o grupo Quinteto. O músico, que é membro ativo do conjunto Quinteto, levará um pouco das variações percussivas encontradas na Bahia, numa fusão entre o gênero jazz e toda a ancestralidade baiana persente na sua música. O grupo Quinteto é formado por Ldson Galter no baixo acústico, Marcelo Galter no piano, Tito Oliveira na bateria, Luisinho do Jeje no atabaque/percussão, e o próprio Letieres Leite no sax e na flauta transversal. As músicas da apresentação serão inéditas.