Cultura

TROCAS DE INGRESSOS DO CONCERTO NEOJIBA SÃO FEITAS A PARTIR DE QUARTA

Veja
| 07/12/2010 às 01:20
O NEOJIBA (Núcleos Estaduais de Orquestras Juvenis e Infantis da Bahia) realizará um concerto especial para contagiar Salvador com o espírito natalino. No próximo dia 12 de dezembro, 225 crianças e jovens, integrantes do programa e convidados, estarão reunidos na Concha Acústica do Teatro Castro Alves para o 3º Concerto de Natal do NEOJIBA. Sob a regência do maestro Ricardo Castro, os jovens músicos - 140 integrantes da Orquestra Juvenil 2 de Julho (J2J) e da Orquestra Castro Alves (OCA), junto com as 85 crianças e jovens do Coral do NEOJIBA e do Coral do IEM (Instituto de Educação Musical) - prometem uma noite especial, com obras de compositores clássicos como Igor Stravinsky, Tchaikovsky e Leroy Anderson, além de trilhas de cinema, canções natalinas e muitas surpresas. "Apresentaremos um repertório especial com composições natalinas já prestigiadas nos tradicionais concertos de Natal juntamente com várias obras primas do repertório. Vamos contagiar a platéia", antecipa o maestro e diretor artístico do NEOJIBA, Ricardo Castro. 
A solidariedade dará o tom da apresentação, que encerrará as atividades do programa em 2010. Os ingressos para o evento podem ser trocados por um livro ou um brinquedo, que serão doados para a Campanha "Natal Sem Fome dos Sonhos". "Neste ano, nosso Concerto de Natal tem um significado especial, pois esta iniciativa está em sintonia com a preocupação social do NEOJIBA, de promover a inclusão e integração através da música, revelando seu poder transformador", afirma o maestro. Ricardo Castro ressalta ainda que os interessados em entrar nesta corrente solidária devem estar atentos às condições de uso do material que será doado. As trocas podem ser efetuadas a partir do dia 08 de dezembro, na bilheteria do Teatro Castro Alves. Para abrir o repertório da noite em clima natalino, orquestra e coral tocam juntos A Christmas Festival, de Leroy Anderson. Na sequência, os jovens admiradores das aventuras do bruxo mais famoso do mundo, Harry Potter, serão contemplados com a apresentação da canção tema do filme, do compositor John Williams. Em seguida, serão executados o Estudo Op. 10/3 de Chopin, o Chamambo de Manuel Artés e a William Tell Overture de Rossini. O público também será guiado numa saga musical com a Suite Pássaro de Fogo - 1919, de Igor Stravinsky, passando pela Marcha Eslava e a 1812 Overture, ambas de Piotr I. Tchaikovsky, por Danzón n°2, do mexicano Arturo Márquez, e pela animada Mambo - do musical Westside Story - de Leonard Bernstein.
 
"Além de ser uma excelente opção cultural, nosso Concerto de Natal será uma oportunidade para o público de Salvador, que ainda não conhece o trabalho desses jovens músicos, prestigiarem a qualidade e profissionalismo que eles alcançaram e que já é reconhecida internacionalmente", relata Ricardo Castro. Especialmente para este concerto, a lona de cobertura da Concha Acústica será utilizada como um imenso telão de projeção. "Somos gratos pelo convite feito pelo NEOJIBA para apoiar a campanha Natal sem Fome dos Sonhos. É uma grande honra participar do evento de final de ano desse importante projeto sociocultural, que vem sendo brilhantemente desenvolvido pelo NEOJIBA, levando educação, arte e cultura através da musica", declara Raimundo Bandeira Barbosa, coordenador Executivo da Ação da Cidadania, instituição idealizadora da Campanha. 
*********** Sobre o NEOJIBA
Criado em 2007 como um dos programas prioritários do Governo do Estado da Bahia, desenvolvido através da Secretaria de Cultura (Secult), o NEOJIBA tem por objetivo alcançar a excelência e a integração social por meio da prática coletiva da música. Para isso tem como foco a construção ética e pedagógica da infância e da juventude, mediante a instrução e a prática orquestral, capacitação em ensino musical e a reparação de instrumentos musicais. Além de ser uma iniciativa de cunho artístico-cultural, o NEOJIBA é uma importante ação de formação e capacitação de crianças e adolescentes, com foco na transmissão e multiplicação do conhecimento e na integração social.