Cultura

ALUNOS FACS EM PARCERIA COM PORTADORES SOFRIMENTO PSIQUICO FAZEM EXPO

vide
| 05/12/2010 às 09:03
Mostra abre dia 7, inicialmente no Campus da Paralela, UNIFACS
Foto:

Aproximar da sociedade a luta antimanicomial e os portadores de sofrimento psíquico, através do universo criativo da moda. Esse foi o desafio da turma do 2º período do curso de graduação em Design de Moda da UNIFACS, cujo resultado poderá ser conferido na exposição Do Lixo ao Lúdico: Reaproveitamento dos Descartes Materiais e Humanos.


A mostra poderá ser vista pelo grande público no vão livre do Teatro Castro Alves, no dia 19 de dezembro (domingo), das 13 horas às 18 horas. Antes disso, o projeto será lançado no dia 7 de dezembro (próxima terça-feira), das 8 horas às 22 horas, no Campus da Paralela da UNIFACS (Avenida Luís Viana, 3.100). Os dois eventos são abertos ao público.

           

Em parceria com os usuários do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) de Salvador, a turma de universitários elaborou 12 looks conceituais, compostos por trabalhos confeccionados com lixo doméstico e resíduos têxteis.  


Aspectos Sociais


De acordo com a estudante Sara do Monte, uma das autoras do projeto, a ideia é propor novos caminhos para ampliar o conceito de sustentabilidade, "indo além das questões ambientais, considerando também os aspectos sociais, culturais, econômicos e políticos".


Os usuários do CAPS foram escolhidos para participar do trabalho, segundo as autoras do projeto, por causa de semelhanças entre a percepção da sociedade em relação aos materiais descartados no cotidiano e aos portadores de sofrimento psíquico. "Ambos são negligenciados por uma maioria que acredita na inutilidade social e falta de funcionalidade deles dentro deste modelo de produção e consumo desenfreados, no qual o desperdício é encarado friamente, sendo apenas mais uma etapa do processo", explica a universitária.



SERVIÇO:



Do lixo ao lúdico: reaproveitamento dos descartes materiais e humanos


  • Campus da Paralela da UNIFACS (Avenida Luís Viana, 3.100). Dia 7 de dezembro (próxima terça-feira), das 8 horas às 22 horas. Grátis
  • Vão Livre do Teatro Castro Alves. Dia 19 de dezembro (domingo), das 13 horas às 18 horas. Grátis