Cultura

300 ANOS FESTA DE SANTA BÁRBARA CONTADOS EM LIVRO A SER LANÇADO DIA 4

vide
| 03/12/2010 às 12:01
Rainha dos raios, fogo puro, tem festa popular no sábado, centro de Salvador
Foto: ASCOM IPAC

   O livro sobre a Festa de Santa Bárbara que reúne textos que fundamentaram o registro da manifestação cultural como patrimônio intangível decretado pelo Estado da Bahia, será lançado durante a festividade neste sábado, dia 04 e passará a ser distribuído a partir do dia 20 de dezembro.


  A publicação será lançada oficialmente pelo secretário estadual de Cultura, Márcio Meirelles, e o diretor geral do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (IPAC), Frederico Mendonça, logo após a missa campal que se realiza no Largo do Pelourinho, a partir das 8h. 

  A celebração religiosa faz parte da programação da Festa de Santa Bárbara, que recebe também o apoio do Pelourinho Cultural, Programa ligado à Secretaria de Cultura do Estado da Bahia e ao IPAC.


  Através do IPAC, o governo estadual também registrou a festa como patrimônio imaterial e apóia a montagem de palco, sistema de som, andor da santa, produz camisetas, pintou o mercado de Santa Bárbara e apóia a realização de carurus no mercado. "O apoio é vital para a Irmandade e a comunidade que participa da festa", afirma o Prior da Irmandade dos Homens Pretos, Júlio César Soares, entidade organizadora do festejo.


  "Festa de Santa Bárbara" já é a quinta edição da série Cadernos do IPAC que, de 2007 a 2010, já publicou livros sobre Pano da Costa, Festa da Boa Morte, Carnaval de Maragojipe e Desfile dos Afoxés, este último lançado último dia 30 no Palácio da Aclamação. Segundo o diretor do IPAC, a publicação de informações produzidas pelas equipes técnicas multidisciplinares do Instituto é uma obrigação regimental. "Temos que tornar público o conhecimento científico produzido na instituição e um deles é o dossiê de pesquisas que fundamentam os registros dos patrimônios imateriais da Bahia, como a Festa de Santa Bárbara", ressalta Mendonça.


  O gestor estadual destaca que a partir de 20 de dezembro (2010) os livros serão distribuídos para bibliotecas de todo o estado através da Fundação Pedro Calmon - parceira das edições Cadernos do IPAC - e trabalhados pelos sistemas públicos de ensino estadual e municipais. Aqueles que tiverem interesse pela publicação devem encaminhar ofício com pedido ao gabinete do IPAC. Tornada oficialmente bem público imaterial da cultura baiana através de decreto do governador Jaques Wagner em dezembro de 2008, a Festa de Santa Bárbara - que acontece no Pelourinho, Centro Histórico de Salvador - ganha agora esta publicação para preservar sua memória e difusão em escolas, colégios, bibliotecas, faculdades e universidades, e outras instituições culturais.


HISTÓRIA
 

A Festa de Santa Bárbara remonta ao ano de 1639, quando o casal Francisco Pereira e Andressa Araújo construiu capela devocional no comércio às margens da Baía de Todos os Santos, em Salvador. Desde então a festividade, transferida para o Pelourinho, tornou-se não somente fonte de fé para católicos como também para adeptos da religiosidade de matrizes africanas, que chegam de diversos estados brasileiros e até de fora do Brasil para participar da festa e procissão em Salvador. A programação inclui tríduo de celebrações eucarísticas que começou hoje (01.12) e termina na sexta-feira (03) na Igreja da Ordem 3ª do Carmo - já que a igreja Rosário dos Pretos está em obras de restauração pelo IPAC com investimento de R$ 2,3 milhões do Ministério do Turismo e Governo da Bahia.


No sábado, dia 4, às 5h30, ocorre salva de fogos de artifício na alvorada e às 8h começa a missa celebrada em palco montado no Largo do Pelourinho. Ao término da missa será lançado o livro. Depois é iniciada a procissão que percorre a Rua Gregório de Mattos, seguindo pelo Terreiro de Jesus, Praça da Sé, Praça Municipal, Ladeira da Praça, Praça dos Veteranos - quando a procissão adentra o Corpo de Bombeiros - passando pela Baixa dos Sapateiros até o Mercado de Santa Bárbara. Durante a tarde, entra em destaque a diversificada programação musical do Pelourinho Cultural, programa do IPAC/SecultBA.

Shows e apresentações gratuitas irão agitar os largos, praças e ruas do bairro. As apresentações acontecem desde as 14h no Terreiro de Jesus, Largo do Pelourinho, Largo Tereza Batista, Praça do Reggae, Largo Quincas Berro D'Água e Largo Pedro Archanjo.