Cultura

ASSEMBLEIA LANÇA LIVRO SOBRE PAULO JACKSON E MOMENTO POLÍTICO BAIANO

vide
| 01/12/2010 às 19:42
Professora Joandina Maria e as irmãs Vilasboas Zalvira e Zoraide, no lançamento
Foto: BJÁ

  A segunda edição revisada da biografia do deputado Paulo Jackson, escrita pela professora Joandina Maria de Carvalho, foi lançada nesta quarta-feira, 1º, no saguão da Assembleia Legislativa. O livro conta a trajetória de um dos parlamentares com maior expressão do Legislativo Estadual, morto em acidente automobilístico dez anos atrás.

  O presidente da Casa, deputado Marcelo Nilo, considera Paulo Jackson uma personalidade excepcional que aliava a competência, com a dedicação e a coerência inimitáveis que conheceu como sindicalista do Sindae - quando Marcelo presidia a Embasa - e como companheiro de oposição, sendo "um privilégio ter convivido com ele e agora lançar esta obra que permitirá às novas gerações conhecê-lo".


  "Um oposicionista na Política Baiana" narra esta trajetória em 332 páginas de relatos e entrevistas com políticos e sindicalistas. A professora Joandina Maria de Carvalho descreve como emergiu a figura do deputado num cenário no qual o "carlismo" caminhava para se consolidar como poder hegemônico do Estado ao tempo em que buscava conquistar crescentes espaços na política nacional.


  Respeitado por políticos de todos as tendências como interlocutor de respeito, Paulo Jackson, mesmo após a sua morte foi referência constante nas lutas por um novo tempo que já se anunciava na política baiana. A figura de Antonio Carlos Magalhães, caracterizada pela popularidade indiscutível junto ao eleitorado e pela forma dura como tratava as relações políticas, contribuiu para a importância de Paulo na redefinição das formas e processos da luta política.


  As entrevistas realizadas pela autora permitem compreender que a estratégia desenvolvida por ACM na década de 90 para conquistar espaços nacionais implicava em "eliminar" a oposição baiana. Dentro deste quadro de grandes dificuldades para a prática oposicionista, emergiu a figura do engenheiro-sindicalista como referência dentro do Partido dos Trabalhadores, que apostou na transferência de quadros sindicais para o mundo parlamentar como forma de enfraquecer a máquina carlista.

 

Depoimentos


  O livro recorreu a fontes orais e escritas em 26 entrevistas que totalizaram 17h45m de gravações. Foram compilados depoimentos de familiares, sindicalistas, parlamentares, militantes de partidos políticos e movimentos sociais. A documentação foi acrescida com material do Sindae (Sindicato dos Trabalhadores em Água e Esgoto), Assembléia Legislativa e da Associação Movimento Paulo Jackson-Ética, Justiça e Cidadania (AMPJ).


  O livro está dividido em quatro capítulos: "A Bahia após o golpe militar", "Paulo Jackson- a morte e a construção da memória política", "Família, Memória e Política" e "O parlamentar Paulo Jackson". A autora, Joandina Carvalho nasceu em Alegre, povoado de Condeúba, Bahia. Graduou-se em História pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), especializou-se em História Social e fez o mestrado em Bens Culturais e Projetos Sociais na Fundação Getúlio Vargas no Rio de Janeiro.


  A reedição deste trabalho contou com a colaboração de Zoraide e Zalvira Vilasboas e sai com 2 mil exemplares que serão distribuídos pela Fundação Paulo Jackson em papel reciclado no miolo e capa, mais fotografias do acervo pessoal do deputado, Assembleia Legislativa, Sindae, e Embasa.