Cultura

BIENAL DO RECÔNCAVO ABRE SÁBADO NO ESPAÇO DANNEMANN, SÃO FÉLIX

VIDE
| 23/11/2010 às 08:32
Desenho de Cristina Solimandro
Foto:

  A 10ª  Bienal do Recôncavo será aberta no dia 27 de novembro, sábado, a partir das 20h30min, no Centro Cultural Dannemann, em São Felix, com a revelação dos artistas premiados. Nesta edição do evento, 200 projetos disputam a fase final, após serem selecionados entre 1.402 concorrentes da Bahia, de outros Estados brasileiros e de alguns países (como Portugal e Itália). Estarão expostos trabalhos nas mais diferentes linguagens: da pintura à escultura, passando por fotografia, instalação, vídeo e outras poéticas. O Grande Prêmio será uma viagem à Europa, incluindo um curso na área do artista premiado.

 

Além do grande prêmio, haverá ainda premiações para o artista destaque da região do Recôncavo e mais cinco prêmios-aquisição. Nesta edição, graças ao projeto de intercâmbio firmado entre a Bienal do Recôncavo e a Bienal de Havana, por iniciativa do Ministério da Cultura, um artista brasileiro será escolhido para participar de um programa de residência em Cuba. De outro lado, o artista cubano Ibrahim Miranda, um dos mais representativos da arte contemporânea de seu país, foi contemplado com uma sala especial na Bienal do Recôncavo.

 

A cerimônia de abertura, no próximo sábado, contará com concerto da secular Filarmônica Lyra Ceciliana, performance dos Coletivos EPPA e Al Revés, apresentação do grupo de expressão popular Esmola Cantada, que mistura samba de roda e terno de reis, e grande show de Sine Calmon e a banda Morrão Fumegante. Além disso, uma animada boate garantirá festa para o público até o dia amanhecer, ao som dos DJs Jhones, Lucas e Sammy, da Universidade Federal do Recôncavo.