Cultura

CURSO REFERÊNCIA EM RESTAURO AMÉRICA LATINA ENCERRA ATIVIDADES EM SSA

vide
| 20/11/2010 às 10:00
Alunos do Centro de Estudos Avançados da Conservação Integrada PE, em Salvador
Foto: DIV
Reconhecido como único curso da América Latina voltado exclusivamente para a capacitação de gestores em obras de restauração, a turma 2010 do Curso de Gestão de Restauro do Centro de Estudos Avançados da Conservação Integrada (Ceci-PE), sediado em Recife, Pernambuco, encerra suas atividades no Centro Histórico de Salvador (CHS), próxima quarta-feira, dia 24 (novembro, 2010).
 
"Escolhemos Salvador porque o seminário internacional e o fórum, que começa dia 24, reunirão expertises em restauração no Brasil, excelente oportunidade para finalizarmos o programa", explica o coordenador do curso e membro do Conselho Científico do Ceci-PE, Jorge Eduardo Tinoco. O especialista refere-se aos dois eventos que acontecem, simultaneamente, de 24 (quarta-feira) a 26 de novembro, o Seminário Internacional de Restauro de  Bens Móveis e Integrados na Bahia e o Fórum de Políticas Culturais em Conservação e Restauro de Bens Móveis e Integrados.
 
Os dois encontros são iniciativa do Governo do Estado da Bahia, através da Secretaria de Cultura (SecultBA) e Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural (IPAC), em parceria com a Universidade Federal da Bahia (Ufba), através da Escola de Belas Artes (EBA). Como palestrantes e debatedores convidados estrangeiros, professores da Faculdade de Arquitetura e EBA/Ufba e representantes do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) do Ministério da Cultura (MinC), entre outras universidades e entidades brasileiras.
 
O curso do Ceci-PE é composto por profissionais de Arquitetura e Engenharia interessados em gerir obras de restauração, a maioria, pós-graduada com mestrado e doutorado em áreas de conhecimento correlatas. “São técnicos de várias regiões do país, como Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Goiás, Ceará, São Paulo, Rio de Janeiro, Pernambuco e Paraíba, entre outros estados”, relata Tinoco. Os grupos aproveitam a estadia em Salvador para fazer visitas orientadas pelo IPAC e Iphan em obras de restauração. No CHS visitarão as obras do Prodetur que investe mais de R$ 20 milhões com recursos do Ministério do Turismo e governo baiano, sob coordenação do IPAC, restaurando as igrejas do Rosário dos Pretos e Pilar, e as obras já finalizadas da Casa das Sete Mortes, Palácio Rio Branco e igreja do Boqueirão.
 
Os arquitetos, engenheiros e restauradores visitarão também as obras do Monumenta/MinC/Iphan em Cachoeira e São Félix, no Recôncavo baiano, que também estão sob responsabilidade do IPAC. “Em Cachoeira e São Félix, além de Lençóis na Chapada Diamantina, com o Monumenta o IPAC vem gerenciando nesses anos cerca de R$ 49,2 milhões em obras que recuperam ruas, avenidas, praças, igrejas, construções públicas e privadas, originárias dos séculos 18, 19 e 20”, informa o diretor geral do IPAC, Frederico Mendonça, que recepcionará os especialistas.
 
O seminário e fórum têm vagas limitadas a 150 lugares. Palestras e debates acontecerão na Faculdade de Medicina da Bahia, no Terreiro de Jesus, com participação de representantes da França, Itália e restauradores de Minas Gerais, Pernambuco e Rio de Janeiro, entre outros estados. Dentre os temas, a Conservação e restauro no Museu Rodin Paris, Técnicas em metal e gesso, Técnicas em cantaria, Novas Tecnologias, Panorama do Restauro na Bahia, Formação e técnicas de restauro de azulejos, Experiências brasileiras na estruturação de centros de restauro e Formação de profissionais de restauro. Já o Fórum de Políticas Culturais constará de mesas e debates sobre Políticas e programas institucionais e Formação e perfil profissional. O evento acontece de 24 a 26 deste mês, sempre das 9 às 19 horas. Inscrições através do endereço eletrônico seminario.ipac@gmail.com e telefone (71) 3117-6492.