Cultura

NAVIO ESCOLA DA MARINHA APORTA EM SALVADOR COM EXPOSIÇÃO FOTOGRÁFICA

Vide
| 17/11/2010 às 18:30
A exposição itinerante "50 Anos de Conquistas Brasileiras" será o destaque cultural da XXIV Viagem de Instrução de Guardas-Marinha no Navio-Escola "Brasil" no próximo sábado, dia 20 de novembro, quando aportará em Salvador para uma visita de quatro dias e encerramento do ciclo de viagens. Após rodar 22 portos de diversos países dos continentes americano e europeu, a mostra - composta de 75 fotografias - homenageia o cinquentenário da capital Brasília e estará aberta para visitação do público entre os dias 21 e 23 de novembro, no Porto de Salvador.
 
 
A curadora da exposição, Mercedes Urquiza, é uma pioneira que vive em Brasília desde 1957, onde trabalhou, em sintonia com o projeto de Juscelino Kubitschek, na criação desta cidade. Nascida na Argentina e brasiliense de coração, Mercedes chegou ao país numa memorável viagem de jipe ao lado de seu marido, atraída pelo arrojo de Juscelino Kubitschek e pela aventura de construir a nova capital do Brasil no meio do cerrado virgem do Planalto Central. Na mostra, ela retrata o cotidiano dos operários anônimos que levantaram os primeiros prédios da futura capital e que hoje constituem um dos mais valiosos acervos autorais da história de Brasília.
 
A bordo do Navio Escola, numa parceria com a Marinha do Brasil e com patrocínio da Petrobras, a exposição foi uma forma criativa de levar o nome de Brasília e a bandeira do Brasil para o resto do mundo durante 2010. Confira os três temas de relevante interesse nacional que a exposição aborda:
 
 
1. A capital federal ao completar 50 anos de sua fundação com imagens de renomados fotógrafos que registram o momento atual e a qualidade de vida da cidade imaginada pelo presidente Juscelino Kubitschek, com destaque para as atividades da população e monumentos arquitetônicos, em contraposição com alguns registros históricos. Entre eles, estão sete fotos de 1957 de autoria do renomado artista sueco Ake Borglund, cuja coleção completa foi exibida em Brasilia por ocasião da Visita do Rei Carl Gustaf XVI e da Rainha Silvia, da Suécia, em março de 2010.
 
2. As realizações da Marinha do Brasil nos últimos 50 anos, entre as quais está o ingresso da mulher nos quadros da Marinha há 30 anos e o Projeto Antártico Brasileiro.
 
3. Um inovador painel da Petrobras sobre A Era do Pré-Sal destaca os próximos desafios do país representados pela produção de petróleo em águas profundas na Camada do Pré-Sal.
 
A exposição fotográfica no Navio Escola, que é aberta ao público para visitação, serviu também como cenário para a recepção de boas vindas em cada um dos 22 portos de nações amigas durante o roteiro de 2010.