Cultura

CÂMARA SALVADOR APROVA REGULARIZAÇÃO FUNDIÁRIA DE TEMPLOS RELIGIOSOS

Vide
| 17/11/2010 às 16:49
Iniciativa Câmara beneficia igreja católica, terreiros de candomblé e templos evangélicos
Foto: A TARDE

Os vereadores de Salvador aprovaram na sessão de hoje (17), em segundo turno, o Projeto de Emenda à Lei Orgânica do Município nº 01/09 que regulariza a situação fundiária dos templos religiosos instalados em terrenos do Município. O projeto, que originalmente beneficiava apenas os terreiros de candomblé e outras religiões de matriz africana, foi emendado para contemplar as demais religiões. A votação em primeiro turno ocorreu em dezembro de 2009.


Além desse projeto do Executivo, foram aprovados mais de 100 proposições de iniciativa dos vereadores e da Mesa Executiva, incluindo requerimentos para realização de sessões especiais, concessões de honrarias, moções e reconhecimentos de utilidade pública de entidades que prestam serviço de relevância social.


 "Com a aprovação da lei ganham as diversas denominações religiosas que terão a regularização e propriedade dos terrenos e os fiéis que poderão realizar as práticas religiosas sem a preocupação de repentinamente ver o templo ser fechado", pontuou o vereador Joceval Rodrigues (PPS).


 A iniciativa que legaliza a posse dos terrenos de igrejas, templos e terreiros de candomblé colocará fim em um antigo problema vivido pelas diversas denominações religiosas: a falta de escritura das áreas ocupadas.


As instituições religiosas costumam se instalar onde estão as pessoas e por vezes, nestes locais não há uma regulamentação sobre a propriedade do terreno. Com a aprovação da lei ganham as denominações religiosas que terão a delimitação e propriedade dos terrenos e os fies que poderão realizar as práticas religiosas sem a preocupação de repentinamente ver o templo ser fechado.



Erivelton Santana


O vereador Erivelton Santana (PSC), deputado federal eleito, apresentou pedido de licença por 120 dias, sem remuneração, para tratar de interesses particulares. Com isso, assume o mandato o suplente Heber Santana, na segunda-feira (22).