Cultura

ILHÉUS ENCERRA C/ SUCESSO PROJETO SÓCIO-CULTURAL CRIANÇA, ARTE E DANÇA

vide
| 15/11/2010 às 21:25
Espetáculo "O Gênio Atrapalhado" foi apresentado no Teatro Municipal de Ilhéus
Foto: Mary Melgaço
 

Para marcar o encerramento das atividades deste ano do Projeto sócio-cultural "Criança, Arte e Dança", a Secretaria de Educação de Ilhéus promoveu o espetáculo de dança "O Gênio Atrapalhado", no auditório do Teatro Municipal de Ilhéus. O evento aberto ao público teve o objetivo de mostrar o resultado alcançado durante as oficinas do projeto realizadas durante o ano nas escolas da rede municipal de ensino.


Coordenado pela Educadora Física, bailarina e coreógrafa Sôanne Marry, o Projeto "Criança, Arte e Dança" leva até crianças e adolescentes da rede pública de ensino a oportunidade de trabalhar o corpo, de forma integral, atingindo os objetivos relacionados à educação, saúde, prática esportiva, artística, social e cultural na faixa de 3 a 16 anos. As aulas acontecem no turno oposto ao escolar e conta com a participação de oito monitores, também conhecidos como arte/educadores: Érica Souza, Oséas Antônio Ribeiro, Sirleyde Leal, Yonara Nascimento, Tamiles André, Évene Pereira, Talisson Ricardo e Jaine Nunes.


O texto do espetáculo é de Soanne Marry e traz mensagem pedagógica relacionada aos malefícios da mentira e desobediência. "Nosso objetivo é mostrar aos estudantes, que desde criança, eles devem evitar mentiras tanto na sala de aula, como no ambiente familiar ou com amigos. É importante ressaltar esses princípios éticos, que serão fundamentais para a formação de cidadãos melhores". O espetáculo contará com 150 crianças e adolescentes, selecionadas durante o ano, por meio de alguns critérios como postura, assiduidade às aulas do projeto, notas, entre outros.


Mais de duas mil crianças e adolescentes da educação infantil, fundamental I e II - incluindo as do Centro de Referência à Inclusão Escolar (Crie) e do Abrigo Renascer - de 24 unidades escolares participam do projeto, que este ano completa cinco anos. A transmissão e aplicação prática da dança incidem com base no ballet clássico, ballet moderno e jazz, oportunizando aos alunos da rede pública de ensino uma arte tida como elitista.