Cultura

ALUNOS CAMAÇARI PARTICIPAM PROJETO VIAGEM À LITERATURA INFANTO-JUVENIL

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| 13/11/2010 às 09:00
Monsanto/Iris e 350 crianças de Camaçari participando do projeto
Foto: DIV
 

Cerca de 350 alunos da Escola Municipal Hidelbrando Filho, em Camaçari, participaram hoje (12/11) da segunda etapa do evento Monsanto: Assim se conta. A ação, que é realizada pela Monsanto em parceria com o Instituto de Responsabilidade e Investimento Social - IRIS, faz parte do Projeto Viagem à Literatura Infanto-Juvenil e tem por objetivo inverter a lógica da contação. Ao invés de ouvirem as histórias, os alunos as protagonizam, contando, interpretando, caracterizados como os personagens e divertindo os colegas e a si mesmos.


Na apresentação de hoje, duas turmas do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental realizaram três encenações adaptadas de livros de literatura ensinadas em sala de aula: A Girafinha Flor fez uma Descoberta, A linda Rosa Juvenil e A Ilha dos Sentimentos.

Durante as apresentações, os demais alunos assistiam da arquibancada com olhar de curiosos e prestavam atenção às falas dos colegas que os faziam embarcar no mundo encantado das histórias infantis. No final, aplaudiram a iniciativa e saíram para casa com a certeza de que esta lição ficará para sempre na memória.

"Nosso objetivo é, através da literatura, passar lições de respeito, educação, honestidade, amizade e solidariedade para os nossos alunos. Essa é a única forma de diminuir a violência e colocar o amor em prática durante o cotidiano desses jovens", explicou a professora e responsável pelo projeto na escola, Sandra Matheus.


De acordo com a coordenadora do Projeto Viagem à Literatura Infanto-Juvenil e arte-educadora Cláudia Vega Gonçalves, “dar oportunidade a essas crianças e professores de terem esse momento a mais de prazer dentro da rotina de cada um é de extrema importância. Através da leitura, das dramatizações e do contato com o livro, os alunos compreendem a literatura enquanto arte e passam a enxergar o livro como objeto de desejo", afirma. Para Ana Paula Viana, responsável pela Comunicação e Responsabilidade Social da Monsanto Camaçari, “a iniciativa atesta o compromisso da empresa de promover a cultura e a cidadania, uma vez que busca formar cidadãos conscientes e críticos por meio da disseminação da prática literária”.


A primeira etapa do projeto foi realizada no dia 05 de novembro, na Escola Municipal Angiolina Teixeira, e contou com a participação de cerca 840 crianças nos dois turnos. O evento, que está no segundo ano de implantação, tem o apoio da Secretaria de Educação de Camaçari (SEDUC).



Sobre o Projeto Viagem à Literatura Infanto-Juvenil


Idealizado pelo Instituto de Responsabilidade e Investimento Social (Iris), que marca a parceria da instituição com a Monsanto, o Projeto Viagem à Literatura Infanto-Juvenil leva às salas de aula oficinas de leitura e redação, buscando atender às necessidades de cada turma. A missão do projeto é aproximar a prática literária da realidade das crianças e dos adolescentes, formando não só leitores críticos como também cidadãos conscientes.


A iniciativa combate o modelo de ensino que prega a literatura de forma limitada como mero meio de decodificação das palavras. São objetivos da ação  incentivar a leitura em sala de aula, diminuir o analfabetismo funcional – no qual a decodificação de um texto não vem acompanhada pela compreensão do que se lê – e colaborar para que os alunos possam desfrutar no ambiente escolar de atividades lúdicas, criativas, reflexivas e dinâmicas a partir da literatura.


O eixo da nova edição do Projeto, que teve início em 2009, é o diagnóstico e a complementação de algumas das necessidades educacionais dos alunos de ensino básico de escolas públicas de Camaçari. Faz parte deste trabalho a construção de bibliotecas com doações de livros às instituições contempladas, a observação nas escolas da metodologia usada pelos professores, a distribuição de material didático aos participantes e a monitoria dos alunos atendidos. Desta forma, as atividades buscam elevar o rendimento dos alunos; diminuir a repetência e a evasão escolar; ampliar o repertório do leitor, do aluno e do professor, promover a interação entre as atividades do Projeto e os pais dos alunos e incrementar a participação de parceiros locais e nacionais com a finalidade de dar sustentabilidade e disseminação ao Projeto.