Cultura

BANDA DE BOCA DO BRASIL É INDICADA PARA O GRAMMY LATINO

vide
| 07/11/2010 às 17:28

Os inimagináveis e criativos sons produzidos pelo grupo baiano Banda de Boca finalmente poderão ganhar o reconhecimento internacional. O CD "MPB pras Crianças", lançado pelo selo Biscoitinho, da gravadora Biscoito Fino, foi indicado ao Grammy Latino - considerada a mais importante premiação musical-,  na categoria Melhor Álbum Infantil. O grupo, formado pelos músicos Hiran Monteiro, Fábio Eça, Poliana Monteiro, Neto Moura e Arno Júnior., viaja para os EUA na próxima segunda-feira, onde participa da 11ª. Cerimônia do Grammy, que acontece dia 11, no hotel Mandalay Bay, em Las Vegas.


 A importante indicação ao Grammy Latino acontece no embalo de outros bons ventos que sopram para o Banda de Boca. Na última quarta-feira, o maestro, compositor e principal arranjador do grupo, Hiran Monteiro, ganhou o prêmio de Melhor Música Instrumental, concedido pela Rádio FM Educadora - Irdeb. A solenidade, transmitida ao vivo pela TVE, aconteceu no Teatro do Irdeb. Em 2006 Hiran Monteiro já havia recebido o prêmio de Melhor Instrumentista.

 Mas a trajetória do Banda de Boca, criada em 1999 e considerada uma das mais originais e criativas acapellas do país, é mesmo pontuada de reconhecimento. Em 2002 o grupo participou do V Prêmio Visa de MPB - Edição Vocal, concorrendo com dois mil candidatos, conquistando o 2º. Lugar. Em 2004 lançou o primeiro CD independente, com o apoio da Secretaria de Cultura e Turismo da Bahia, através do selo fonográfico Sons da Bahia. O CD, com edição esgotada, conquistou o Prêmio Caymmi de melhor CD MPB de 2004. Depois disso, a banda lançou mais dois CDs. Um pela gravadora Atração, também esgotado e, o mais recente indicado ao Grammy, MPB pras Crianças.


 O grupo também gravou com estrelas nacionais como Caetano Veloso, Daniela Mercury e Carlinhos Brown. Como convidado, já participou de shows de artistas  como Tom Zé, Nando Reis, Paulinho Moska, Edson Cordeiro, Margareth Menezes, entre outros. O espetáculo de vocalismo e sonoridade promovido pela banda impressiona.  Eles não usam instrumentos. Os cinco músicos que compõem o grupo são todos "bons de boca". Eles mostram com extraordinária habilidade a arte de cantar e se acompanhar, simultaneamente, produzindo sons dos mais variados instrumentos, do pandeiro ao violino. 


No CD que pode levar o Grammy de Melhor Álbum Infantil, a banda amplifica vozes, brinquedos e imaginação. O disco é pura diversão, repleta de arranjos luxuosos. "Quando recebemos a proposta de Olivia Hime para a gravação de um CD infantil, já começamos a imaginar as diversas possibilidades desse universo riquíssimo. Cada arranjo que surgia era uma surpresa coberta de


emoção, às vezes risos, outras vezes lágrimas", lembra Hiran Monteiro, brincando que o projeto foi um presente da Biscoito Fino para a Banda de Boca e acabou se tornando um  presente da banda "para todas as crianças de 0 a 100 anos". Os outros indicados ao Grammy de Melhor Álbum Infantil são:  Luis Pescetti, Rita Rosa e as compilações Lo Mejor de Playhouse Disney e Brasileirinhos (produzida por Paulo Bira).