Cultura

ARTISTA PLÁSTICA MOSTRA ARTE EM PAPEL JORNAL NO INSTITUTO MAUÁ

vide
| 05/11/2010 às 21:20
Tocador de timbau é uma das peças em exposição
Foto: DIV

A artista plástica baiana (autodidata) Maria Ruth Ramos, 65 anos, estréia nova exposição  -  chamada  DECORAR -  no espaço do Instituto Mauá, Pelourinho, que fica aberta ao público até dia 19 de novembro. Seu trabalho mostra, através de variadas peças, a cultura brasileira, o dia a dia do povo, luta e conquistas históricas, a miscigenação e o sincretismo religioso. Acima de tudo, diz Ruth Ramos, "mostro a utilização do jornal como opção de reciclagem para a melhoria do planeta".

O trabalho, muito criativo, desperta o (re) conhecimento da história e personagens da Bahia, como os dos romances de Jorge Amado, assim como da música de Dorival Caymmi. Sua matéria prima é o jornal velho, cola, tinta e verniz.


Pioneira como decoradora de ambientes, formação de altares, decoração de palcos e camarotes, a sexagenária Ruth Ramos mergulha na agenda da sustentabilidade e mostra como é possível trabalhar pequenos objetos de arte na decoração de outros produtos, como arranjos de flores, embalagens, produtos artesanais em conjunto com espelhos, produtos especiais de papel, entre outros. 


Ruth Ramos  já expôs no Sesc/Senac; no Monte Alverne, em Brotas; Nando'sDecor e Dom Daqui/Itaigara; Feira Cultural e Artística do Crea  e Feira Cultural de Reciclagem, no Serpro.

Confira a exposição DECORAR  no espaço Mauá/Pelourinho, das 9h às 17h, até dia 19 de novembro.