Cultura

GRUPO MUSICAL FAZ ÚLTIMA APRESENTAÇÃO DO PROJETO SONORA BRASIL 2010

Vide
| 29/10/2010 às 16:57
O Circuito Nacional SESC de Formação de Ouvintes Musicais, em sua última apresentação da 4ª etapa 2010, traz a Salvador no dia 04 de novembro o Quinteto Leão do Norte (PE). Em sua 13ª edição, o Projeto Sonora Brasil apresenta como tema a "Música Brasileira do Século XX - A Obra de Claudio Santoro e Guerra-Peixe". Neste concerto, o grupo Quinteto Leão do Norte - formado especialmente para esta edição do projeto - realizará apresentação de combinação mista de cordas e sopros compostas por Santoro e Guerra-Peixe. Estes dois compositores se dedicaram ao dodecafonismo - técnica de composição que naquela época representava a vanguarda musical na Europa - e contribuíram significativamente na história da música erudita brasileira. O concerto acontecerá no Teatro Sesc Senac Pelourinho, às 20h.
O Sonora Brasil é um projeto temático e suas programações anuais são propostas de acordo com o desenvolvimento histórico da música no Brasil. A ação possibilita às populações o contato com a qualidade e a diversidade da música brasileira e contribui de forma significativa para o conjunto de ações desenvolvidas pelo Sesc com vistas à formação de plateia. Para os músicos propicia uma experiência ímpar, colocando-os em condição privilegiada para a difusão de seus trabalhos e o consequente estímulo a suas carreiras.
Em quatro etapas, o projeto apresenta quatro formações distintas que apresentam a obra dos dois compositores em programas que buscam mostrar a evolução de suas obras, confrontando o período em que se dedicaram ao dodecafonismo com o período posterior, o nacionalismo, em que buscaram valorizar elementos da música genuinamente brasileira. Representando três estados do Brasil e o Distrito Federal, o Quarteto de Brasília (DF), o Quinteto Latino-Americano de Sopros (PB), o Conjunto GYN Câmara (GO) e, agora, o Quinteto Leão do Norte (PE) realizam os concertos em mais de 90 cidades do país.
Sonora BrasilCumprindo sua missão de difundir o trabalho de artistas que se dedicam à construção de uma obra de fundamentação artística não-comercial, o SONORA BRASIL consolida-se como o maior projeto de circulação musical do Brasil. Em 2010 serão 340 concertos, a maioria em cidades distantes dos grandes centros urbanos. Dessa maneira, o SESC Bahia leva a programação do Sonora Brasil à seis cidades, além da capital Salvador: Feira de Santana, Santo Antônio de Jesus, Jequié, Vitória da Conquista e Paulo Afonso - locais onde o SESC Bahia tem instaladas unidades executivas.O projeto SONORA BRASIL busca despertar no público um olhar crítico sobre a produção e sobre os mecanismos de difusão de música no país, incentivando novas práticas e novos hábitos de apreciação musical, promovendo apresentações de caráter essencialmente acústico que valorizam a pureza do som e a qualidade das obras e de seus intérpretes.