Cultura

NELSON RUFINO E REGINALDO SOUZA NO CANTANDO COM COMPOSITORES, SÁBADO

vide
| 28/10/2010 às 13:41
Juliana Ribeiro no Pelourinho
Foto: Marcelo Mendonça

A série de shows do projeto Cantando com os Compositores será fechada com chave de ouro, com a participação dos compositores Nelson Rufino e Reginaldo Souza, além das cantoras Gal do Beco e a paulista Adriana Moreira, intérprete da obra de Batatinha. O espetáculo comandado por Juliana Ribeiro começa às 21h, na Praça Tereza Batista, Pelourinho.

Juliana pretende repetir a dose do show de sábado (23/10), quando o público caiu no samba ao som de sucessos compostos por Jota Velloso e Walmir Lima. Na noite a cantora ainda contou com a presença das crianças da Associação Arte Cultural Fazer e Fazer, uma das obras sociais que receberam as doações do projeto. Em homenagem a elas Juliana cantou a música Que Bloco é Esse.


Outros compositores que participaram do Cantando foram Roberto Mendes, Edil Pacheco, Mateus Aleluia e Walter Queiroz. "Estamos chegando ao fim do projeto e a sensação é um misto de alegria e realização pessoal, porque homenagear esses mestres para mim é um dever de quem faz música na Bahia", destaca Juliana.


Reginaldo Souza, compositor de Lição de Vida, música que está no EP de Juliana, está ansioso para participar: "Eu e Juliana vamos nos divertir juntos no palco. E o público também", comenta. Já Nelson Rufino promete um presente para a cantora. "Espero ter a chance de dar uma música a ela. Eu quero ouvi-la cantar Nelson Rufino", afirma. A sambista Gal do Beco acredita que o projeto é essencial, pois mostra os grandes compositores da terra.


A cantora paulista Adriana Moreira vem à Salvador especialmente para fazer uma participação especial no show. Ela cantará canções de Batatinha presentes no seu CD "Direito de Sambar", feito em homenagem ao grande poeta e compositor.


Para assistir o show que traz sembas, lundu, jongos e batuques, basta levar dois pacotes de leite em pó. Até agora, 5 instituições filantrópicas foram beneficiadas com as doações. Esse projeto foi contemplado no edital Tô no Pelô, realizado com recursos do Fundo de Cultura da Bahia, da Secretaria de Cultura da Bahia em parceria com o Programa Pelourinho Cultural e Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural (IPAC).  A produção é de Deo Carvalho e da Balu'Art Produtora Cultural.


Conheça os artistas participantes dessa semana:


Nelson Rufino

Sonhando em ser jogador de futebol, Nelson Rufino foi ao Rio de Janeiro tentar a sorte nos campos. Mas o samba era seu destino. A saudade da mãe que ficara na Bahia, resultou em sua primeira composição: Bahia, meu primeiro travesseiro. Daquele dia em diante não parou mais. Com a canção Tempo Ê (1976), feita em parceria com Zé Luis e gravada por Roberto Ribeiro, se tornou conhecido nacionalmente. Martinho da Vila, Alcione, Zeca Pagodinho e Jorge Aragão, são alguns dos grandes intérpretes das suas canções.

Com mais de 45 anos de carreira, o cantor e compositor tem três CD's gravados. "A verdade de Nelson Rufino", foi gravado em 2000 e "Cadê meu amor?", em 2003. O disco mais atual é "Tempo e Vida", lançado em 2009 e que servirá como base para a realização do seu primeiro DVD.


Reginaldo Souza

A composição entrou na vida de Reginaldo Souza quando ele tinha apenas 17 anos de idade. Hoje, aos 68 anos, o compositor coleciona mais de 50 músicas gravadas. Muitas das suas canções foram feitas para as Ganhadeiras de Itapuã, grupo cultural que tem o objetivo de resgatar a cultura do tradicional bairro de Salvador. Uma delas é O bando das Ganhadeiras, já gravada por Souza, está sendo regravada pelo grupo. Além disso, compôs a música "Barlavento", para o grupo de samba de roda que leva esse nome.

A apresentação no Pelourinho vai ser uma excelente oportunidade para mostrar seu trabalho para um público maior e mais diversificado- uma vez que Souza costuma mostrar seu talento principalmente nos projetos musicais da Casa da Música, centro cultural de Itapuã. 


Gal do Beco

Com 27 anos de samba, Gal do Beco se tornou conhecida em Salvador por comandar um ponto de encontro dos amantes do samba entre 1989 e 2006: o Beco de Gal. O espaço localizado na Vasco da Gama, em Salvador, marcou época e, por esse motivo, Gal é uma das convidadas do Cantando com os Compositores.

A cantora já adianta o que pretende apresentar. "Vou cantar duas músicas do meu disco "A senhora do samba" (2004) que tem 14 canções, todas de compositores da terra e uma canção de João Nogueira ou Cartola", diz. "Beco de Gal Itinerante" é a próxima aposta de Gal, que pretende levar seu samba para todos os lugares, inclusive bairros populares e cidades do interior.


Adriana Moreira


Seu primeiro contato com a música e com o samba foi na Escola de Samba Camisa Verde e Branco, quando ainda era criança. Em 1997, ingressou na Universidade Livre de Música (ULM) e, logo após, começou a pesquisar a obra do compositor baiano Batatinha. Após receber da família de Batatinha sua obra inédita e seu acervo de fotos completo, Adriana decidiu gravar um cd só com músicas do compositor: "Direito de Sambar- Adriana Moreira canta Batatinha", lançado em outubro de 2006.


Adriana esteve em Salvador no mês de setembro e retorna no próximo dia 30, especialmente para participar do encerramento do Cantando com os Compositores. Na oportunidade, Adriana irá relembrar alguns dos sucessos do saudoso Batatinha.


SERVIÇO:

Cantando com os Compositores, com Juliana Ribeiro

Quando: 30 de outubro

Local: Praça Tereza Batista, Pelourinho

Horário: 21hs

Entrada: 2 pacotes de leite em pó