Cultura

IPOJUCÃ CABRAL ASSUME GREGÓRIO DE MATTOS PARA MEXER PRODUÇÃO CULTURAL

vide
| 26/10/2010 às 20:18
Jornalista Ipojucã Cabral (Popó) ao assumir a Fundação Gregório de Mattos
Foto: SECOM
"O Prefeito nos legou a missão de mexer com a nossa produção cultural. Vamos buscar isso tenazmente. Mas, creiam, nada será possível alcançar, sem a estreita colaboração e a união da classe artística, somados com o empenho do nosso Secretário de Educação, professor Carlos Soares. Nada será possível sem a efetiva e determinada participação da Câmara Municipal, do Governo do Estado e do Ministério da Cultura".

A declaração é do novo presidente da Fundação Gregório de Mattos, Ipojucã Cabral, empossado no cargo hoje, dia 26, pelo Prefeito João Henrique, durante solenidade realizada no Palácio Thomé de Souza (Praça Municipal). Na oportunidade, o novo gestor cultural da cidade anunciou a criação da Comenda Gregório de Mattos, que irá agraciar, a cada ano, os destaques da área cultural da capital baiana.

           
Secretários do governo municipal, vereadores, representantes da Imprensa e da comunidade artística de Salvador, entre os quais o cantor e compositor Gerônimo, estiveram presentes ao evento realizado no gabinete do Prefeito João Henrique. "Há projetos voltados para as diversas manifestações culturais de Salvador. Entretanto, devo dizer que o incentivo à formação das crianças e dos jovens em cultura artística, despertando desde cedo o gosto pelas artes, será uma das nossas prioridades", comunicou Ipojucã Cabral quando do seu discurso de posse, acrescentando que irá "oferecer suporte a projetos artísticos e culturais gerados por grupos de artes e artistas independentes".

           
O novo gestor cultural de Salvador declarou ser um grande desafio tirar do papel o Conselho de Cultura e o Fundo de Cultura. "Exorto os vereadores a nos ajudarem nesta gigantesca e fundamental tarefa. Quero, pois, assumir de público, o compromisso de que tudo farei, com o empenho dos 170 colaboradores da Fundação Gregório de Mattos, para efetivar o Conselho e fazer valer os recursos do Fundo de Cultura", disse o presidente Ipojucã Cabral, que também revelou desejar se empenhar para a criação da Casa de Cultura do Projeto Troféu Dorival Caymmi, futura residência do acervo cultural da arte soteropolitana.

           
MISSÃO

"Damos as boas vindas ao Popó - como é conhecido entre os colegas da Imprensa o jornalista Ipojucã Cabral - que agora recebe a missão de dar continuidade, os propósitos, programas e ações que são realizadas e aos novos projetos que com certeza serão desenvolvidos na Fundação Gregório de Mattos. Não podemos esperar outra coisa do nosso novo presidente, senão dar continuidade a uma política cultural voltada para a memória histórica, que guarde fidelidade ao sentimento expresso simbolicamente na pluralidade de nossa gente, mantendo as melhores tradições estéticas do nosso povo e centrando cooperação numa gestão democrática, fundada no princípio de que a cultura é um direito fundamental da cidadania", disse, em nome da equipe da FGM, Eridalva Tupinambá, gerente do Arquivo Histórico Municipal, Museus e Bibliotecas. 

            "Eu queria parabenizar o prefeito João Henrique por este momento histórico para a cultura da nossa cidade. Popó é uma pessoa extremamente sensível, que tem conhecimento de causa e eu tenho certeza que ele fará uma grande gestão", opinou o produtor cultural Tuca Morais. O novo gestor cultural da capital baiana assume o cargo maior da FGM com o propósito de levar a cultura também para os bairros periféricos e as ilhas administradas pelo poder público municipal.