Cultura

ORQUESTRA BRASILEIRA DE SALVADOR REALIZA APRESENTAÇÕES DIDÁTICAS

Veja
| 21/10/2010 às 14:52
O TIM Música nas Escolas promoverá no próximo dia 25 de outubro oficinas musicais ministradas por seus próprios alunos na Escola Municipal Santa Ângela das Mercês. Já no dia 29, a Orquestra Brasileira de São Salvador realizará uma apresentação didática no mesmo local, com clássicos da MPB, para os estudantes que estarão aprendendo com os jovens do projeto.
Os integrantes da Orquestra estão multiplicando os conhecimentos adquiridos através de oficinas realizadas em escolas da rede pública localizadas em suas regiões de atuação. "São os próprios jovens músicos, em duplas ou pequenos grupos, que organizam as atividades de acordo com a sua disponibilidade e com os horários da escola. Os temas das oficinas mostram as diferentes propriedades do som e os percursos de musicalização", declarou o maestro Givaldo de Cidra.
Na primeira oficina, denominada Jogo do Silêncio, os jovens vão aprender, entre outras coisas, a escutar sons e silêncios do cotidiano e a utilização da voz e do corpo. Já na segunda, Tempestade na Floresta, os sons da natureza como trovão, animais, chuva, ventos, águas, vão levar os participantes a observar o timbre, a intensidade e a duração dos sons.  A última oficina, chamada de Sinfonia de Surpresas Sonoras, utilizará uma caixa de surpresas com elementos que produzem os mais variados tipos de sonoridade para que os alunos possam perceber o som gerado por um elemento e por todos simultaneamente.
O TIM Música nas Escolas é um programa educacional voltado para alunos de escolas públicas, baseado na linguagem universal da música. Sua proposta é oferecer aos participantes novas formas de aprendizagem para melhoria do desempenho escolar, além de estimular o desenvolvimento de uma cultura de paz. Criado em 2003, o programa já beneficiou mais de 20 mil alunos de escolas públicas em 13 cidades brasileiras.