Cultura

ARQUIDIOCESE DE SALVADOR PROMOVE MOSTRA DE CINEMA

Veja
| 21/10/2010 às 14:16
  A Arquidiocese de Salvador, através da Pastoral de Comunicação promove de 26 a 29 de outubro a Mostra Fé no Cinema. Na programação, uma mesa redonda e a exibição de filmes e documentários, que serão o ponto de partida para refletir a relação da fé com as produções cinematográficas. Com patrocínio da Prefeitura de Salvador, através da Fundação Gregório de Matos, o evento acontece na Sala de Arte Cine XIV, no Pelourinho, sempre das 9:30 às 12 horas. Haverá formação de platéia e alunos da rede pública e particular de Salvador serão os principais convidados do evento, que também destinará uma parcela de ingressos para o grande público. A entrada é gratuita
            A idéia do evento é trazer para a cidade um tipo de filme dificilmente encontrado no circuito comercial e ao mesmo tempo refletir sobre a relação do cinema com as manifestações religiosas de matriz ibero americana. "A mostra é uma resposta as demandas da pastoral da cultura, que procura dialogar com o universo cultural de uma forma dinâmica e aberta. É neste sentido que a Arquidiocese de Salvador tem promovido mostras fotográficas, exposições e seminários para através do belo revelar a presença do divino na vida das pessoas", explica Pe. Manoel Filho, idealizado do projeto e coordenador de comunicação da Arquidiocese.
            Na programação do primeiro dia, após a exibição de Penitência e Cega Seca, os autores dos filmes respectivamente Joel Almeida e Sofia Frederico participam junto com o Pe. Manoel de Oliveira Filho, coordenador de comunicação da Arquidiocese de uma mesa redonda. No debate serão discutidas as possíveis abordagens da fé na linguagem cinematográfica. Ao longo da semana, a cada manhã serão exibidas duas ou três produções que dialogam entre-se e permitem diferentes olhares sobre o mesmo tema: a fé. A curadoria da mostra é de Gisela Tapioca e a seleção de filmes reúne curtas e longas, documentários e obras de ficção, que juntas expressam a presença da fé na vida das pessoas. "A mostra está focada no ser humano, na alma do povo brasileiro. Os filmes não trazem a fé de dentro de um templo, mas a fé das pessoas. São depoimentos de coragem e solidariedade", explica a curadoria da mostra, Gisela Tapioca.
            O evento não é voltado apenas para os católicos e quem for conferir terá a oportunidade de acessar a filmografia brasileira. Sete produções nacionais originárias da Bahia, do Pará e do Paraná integram o projeto, que também dá destaque para os festejos populares, principal viés da fé católica explorado nas produções audiovisuais brasileiras. O documentário Mãos de Outubro, que integra a mostra, é um destes casos. O curta, de 2010, revela as histórias das pessoas que atuam nos bastidores do Círio de Nazaré, maior procissão católica do mundo. São depoimentos de como a fé alimenta a jornada de trabalho. Outro destaque é o longa Sal da terra, que no ano passado recebeu o prêmio Margarida de Prata da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil - CNBB. A obra ficcional conta a história de um padre-caminhoneiro que trocou sua paróquia na cidade pela tarefa de atender ao povo da estrada.
            A Mostra Fé no Cinema é parte do projeto "Salvador cidade do Sagrado", que apresenta nos dias de hoje a histórica relação da capital baiana com o sagrado presente na arquitetura sacra, nas artes plásticas e na diversidade artística cultural que se manifesta nas tradições populares da cidade. Em 2010, mostra é a segunda ação do projeto que no mês de agosto apresentou a exposição Ensaios Fotográficos "O Homem e o sagrado". Nos 13 clicks que integram a coletânea, é revelada com delicadeza e sutileza a ação social de sacerdotes em asilos, creches, escolas comunitárias, hospitais, mobilizações sociais e até em veículos de comunicação.