Cultura

ALVORADA GRAPIÚNA RESGATA HISTÓRIA E CULTURA ITABUNENSE EM TEATRO

vide
| 21/10/2010 às 14:28
Yara Smidt Lima diz que a idéia é resgatar a história de Itabuna desde o começo
Foto: Waldyr Gomes
 (Por Kleber Torres)


uma parceria com a Secretaria Municipal da Educação e Cultura, o Grupo de Teatro Vozes estará apresentando, no período de 26 a 29 de outubro, no Centro de Cultura Adonias Filho, o espetáculo Alvorada Grapiúna - A saga de uma paixão, uma colagem de textos de autores regionais organizada por Yara Smith Lima.

Ela explica que o roteiro tem como base o romance Terras do Sem Fim, de Jorge Amado: "A ideia é resgatar uma história desde o começo de Itabuna, partir daqueles ancestrais anônimos que contribuíram e ajudaram na construção da nossa cidade".

Yara Lima lembra ainda que neste ano o projeto presta uma homenagem ao centenário de Itabuna e ao invés das tradicionais oficinas, que realiza com a participação de centenas de adultos e crianças, retoma o texto da Alvorada Grapiúna, num resgate simultâneo da história e da cultura grapiúna.


A colagem reúne textos de Jorge Amado, Telmo Padilha, Zenrique, Plínio de Almeida e da própria Yara Lima, que fez a seleção do material, além de incluir uma homenagem aos trabalhadores, jagunços, prostitutas e ouros personagens que fizeram uma cidade grande, rica e com suas contradições econômicas, sociais e culturais.


Um fato interessante na construção do espetáculo é o seu elenco e a sua equipe de produção, que é integrada por itabunenses como Aldenor Garcia. Bia Moura, Hans Müller, Jailton Alves, Macsney Andrade, Ney de Oliveira, Veronice Santos, Valmário Bernardes, Júnior Fontes, Anne Silva, Murilo Sousa, Fátima Farias, Enderson Santos, Gabriela Sampaio  e Sidiane, dirigidos por Lucas Oliveira e Silvia Smith que participaram do projeto fazendo uma releitura da saga grapiúna.


Texto:


"No início vieram os tropeiros,/ Foram formando suas tendas/ Fazendo ruas com as vivendas/ De sapé e taipa/ Depois vieram os cangaceiros/ Os coronéis, os retirantes/ E os posseiros/ Plantando vida/ Fazendo história/ Colonizando o que tornou-se/ O gênesis do lugar".


Ficha técnica:  

Texto  : Yara Smith Lima

Direção : Lucas Oliveira e Silvia Smith

Direção Musical e Sonoplastia : Valmário Bernardes

Canto : Gilda Maria

Iluminação : Marluce Lima

Cenário : Silvia Smith

Adereços : Marquinhos Nô

Figurinos : Macsoney Andrade

Costureira : Dulce

Composição Gráfica: Diego Ranieri

Divulgação : Alan Salomão

Elenco : Aldenor Garcia, Bia Moura, Hans Müller, Jailton Alves, Macsioney Andrade, Ney de Oliveira, Veronice Santos, Valmário Bernardes, Júnior Fontes, Anne Silva, Murilo Sousa, Fátima Farias, Enderson Santos, Gabriela Sampaio  e Sidiane.