Cultura

EXPOART 2010: SUCESSO DE PÚBLICO E DE VENDAS COM APOIO DA SETAD

Veja
| 18/10/2010 às 20:41
A Secretaria do Trabalho, Assistência Social e Direitos do Cidadão (Setad) teve participação ativa na primeira edição da Expoart - Feira Internacional de Artesanato, Arte, Cultura e Turismo, realizada no Centro de Convenções de 12 a 17 de outubro, atraindo milhares de visitantes, que, além de adquirir os produtos oferecidos participaram de oficinas gratuitas realizadas durante o evento e assistiram apresentações culturais de música, teatro, folclore e dança.
No total, mais de 200 expositores de todo o estado apresentaram seus produtores, Com apoio da Setad, que ofereceu espaço gratuitamente e apoio logístico, 30 artesãos de Salvador, cadastrados na Coordenadoria de Projetos Alternativos da Secretaria (CPA) puderam expor seus produtos e encaminhar negócios tanto no ponto de venda quanto nas rodadas de negócios realizadas.
"O resultado foi altamente satisfatório, segundo relato dos próprios artesãos no final da feira, felizes com o volume de vendas e com a ótima aceitação do público à qualidade de seus trabalhos", explica Andreia Cassia dos Santos Reis, subcoordenadora de Economia Solidária e Incentivo ao Emprendedorismo da Setad.
O entusiasmo dos artesãos foi tanto que nas rodadas de negócios eles sugeriram a criação de espaços permanentes para que possam estar sempre em contato com o público. Vários locais foram sugeridos, entre eles o Forte de São Marcelo.
O objetivo da Feira, promovida pela Expoart, empresa especializada em eventos, com apoio da Prefeitura Municipal, é dar visibilidade ao artesanato, a arte, a cultura e fomentar o turismo em Salvador, além de colaborar para o desenvolvimento social e econômico da capital. Na opinião do Secretario Marcelo Abreu, da Setad, que percorreu demoradamente cada um dos estandes e foi homenageado pelo grupo de capoeira Mangangá, "a feira foi extremamente bem organizada e profissionalizada com os expositores oferecendo produtos qualificados. O espaço de cada expositor foi muito bem distribuído, assim como a área de circulação do público. Outro ponto importante foi a geração de trabalho e distribuição de renda para centenas de pessoas que a feira proporcionou. E foi gratificante ouvir muitos elogios ao trabalho das equipes da Setad que garantiram  apoio necessário a muitos dos artesãos de Salvador que participaram do evento".
Além de promover a troca de técnicas e informações entre os artesãos e os artistas a feira abriu amplos espaços às práticas econômicas e sociais das cooperativas, associações e instituições, ou seja, as práticas da economia solidária e a produção associada. Outros destaques foram as rodadas de negócios e palestras sobre empreendedorismo, com apoio do SEBRAE, visando melhorar a capacitação dos artesãos.
Para ter acesso à Expoart, os visitantes não pagaram ingresso. A única obrigação era doar 1kg de alimento não perecível. Os alimentos recolhidos serão doados a instituições de caridade do Estado.