Cultura

GRUPO DE DANÇA DA UFBA ABORDA POP-UPs EM ESPETÁCULO NO PELOURINHO

vide
| 17/10/2010 às 11:28
Espetáculo chama-se Pop-Up: Ventana 1, do GDC, com tema da internet
Foto: Glaucia Rebouças
 

Nesta segunda-feira (18), o projeto Curta Dança, às Seis no Pelô  vai levar ao Centro Histórico de Salvador o espetáculo inédito Pop-Up: Ventana 1, do Grupo de Dança Contemporânea (GDC) da Escola de Dança da Universidade Federal da Bahia (UFBA). A apresentação acontece às 18h, no Largo Pedro Archanjo - Pelourinho, com entrada franca.


Fazendo menção àquelas "janelinhas indesejáveis"  cada vez mais comuns nas páginas de internet, o espetáculo desta segunda (18) visa chamar a atenção do público para o fato de que somos cada vez mais invadidos por imagens,  por pop-ups que aparecem em nossos caminhos e nos surpreendem. 


Pop-UP transita entre performance e intervenção, permitindo que a plateia se misture ao ambiente e ao elenco. A paulista Gilsamara Moura, coordenadora do GDC desde o início de 2010, ressalta que durante a concepção do espetáculo ela não teve a intenção de coreografar e sim de trabalhar o grupo de dançarinos em um processo criativo coletivo, resultando em uma obra inédita, experimental e aberta, que dará origem a outros espetáculos, seguindo a ordem Ventana1, Ventana 2 etc.

Fruto de um trabalho de pesquisa, Pop-Up conta ainda com vídeos e sonorizações, além das músicas que embalam os dançarinos.


Sobre o Grupo de Dança Contemporânea


Criado em 1965, o Grupo de Dança Contemporânea (GDC) é um projeto permanente de caráter laboratorial voltado para a pesquisa artística e para o aperfeiçoamento da capacidade técnico-criativa dos graduandos em dança e faz parte do Departamento de Teoria e Criação Coreográfica da Escola de Dança da Universidade Federal da Bahia, tendo como objetivo principal realizar a produção artística calcada na pesquisa e na investigação das manifestações da contemporaneidade na arte de dançar.


Sobre o Curta Dança, às Seis no Pelô


Desde a primeira segunda-feira de outubro (04), o projeto Curta Dança, às Seis noPelô - contemplado pelo edital Tô no Pelô 2009, da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia - está transformando o Pelourinho em palco para uma série de espetáculos de dança com alguns grupos representativos desta expressão artística na capital baiana. O projeto estreou com os dançarinos Leandro de Oliveira e Rafael de Oliveira Neto, com o espetáculo Trilhas Urbanas (04) e, na segunda-feira seguinte (11), foi a vez de Majú Passos e Marcelo Galvão subirem ao palco e apresentarem Dois Gumes. Durante as próximas semanas, o Curta Dança, às Seis no Pelô vai realizar mais quatro apresentações, sempre às segundas-feiras (18 e 25 de outubro e 01 e 08 de novembro), às 18h, no Largo Pedro Arcanjo - Pelourinho, com entrada franca.

Idealizado pela Mazurca Produções, o Curta Dança, às Seis no Pelô é o único projeto envolvendo esta expressão artística contemplado no referido edital e visa fortalecer o espaço para produção e circulação desta linguagem artístico-cultural na capital baiana. Além disso, o projeto vem realizando um trabalho de formação de plateia junto à comunidade do Pelourinho, através de visitas a ONGs, instituições, escolas e fundações.

Todos os grupos convidados a fazer parte do Curta Dança, às Seis no Pelô surgiram na Escola de Dança da Universidade Federal da Bahia (UFBA). São eles: Mazurca Criações com os espetáculos Dois Gumes e Interações; o Grupo de Dança Contemporânea (GDC), que apresentará o espetáculo inédito Pop-Up; o Bamberg Cia de Dança, trazendo Benção; os dançarinos Leandro de Oliveira e João Rafael Neto, com Trilhas Urbanas; e a dupla Edu O. e Lucas Valentim com o espetáculo Odete, Traga Meus Mortos.


Mazurca Produções

Fundada em 2006, a Mazurca Produções é uma empresa soteropolitana especializada em produção cultural que fomenta a cultura baiana nas suas diversas áreas, com destaque para dança, música e artes visuais.


Serviço:

O quê: Curta Dança, às Seis no Pelô
Espetáculo: Pop-Up: Ventana 1
Quando: segunda-feira, 18 de outubro
Horário: às 18h
Onde: Largo Pedro Arcanjo  - Pelourinho
Quanto: entrada franca