Cultura

PELOURINHO É PALCO DE UM DOS MAIORES ENCONTROS DE BLUES DO PAÍS

Veja
| 14/10/2010 às 12:18
Dando continuidade ao trabalho de levar a diversidade musical aos Largos do Pelô, a agenda do mês de outubro do Pelourinho Cultural, programa da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia, irá apresentar a quarta edição do Encontro de Blueseiros. No dia 19 de outubro, as batidas dos blocos afros vão dar espaço para o som eletrizante e expressivo do blues no Largo Pedro Archanjo, a partir das 21h.
 
O evento reunirá os grandes nomes do blues baiano, a exemplo do guitarrista Eric Assmar, do gaitista Diego Orrico e da cantora Rosi Marback. Além disso, a noite de homenagem ao ritmo contará ainda com as apresentações do conceituado baterista Jorge Brasil e da recém criada Corações Errantes. A banda, que traz influências do R&B, do country e do rock 'n roll, já nasce integrada com a cena baiana do blues.
 
Outra atração do encontro é a banda soteropolitana Água Suja. O grupo, anfitrião da noite, é formado pelo baixista, diretor musical e idealizador do projeto, Jerry Marlon, pelo guitarrista Oyama Bittencourt, pelo baterista Robson Cunha e pelos pianistas e tecladistas Jelber Oliveira e Zito Moura. O grupo irá acompanhar todas as atrações do encontro, em uma verdadeira jam session do ritmo norteamericano.
 
Para Jerry Marlon, idealizador do encontro, a ideia é evitar que os músicos baianos fiquem "reféns" dos poucos bares que dão espaço ao gênero. "O objetivo do encontro é dar visibilidade aos artistas da música negra. Porque o blues é a música negra levada da África para a América do Norte, assim como os negros levaram a salsa e o mambo para o Caribe e o samba para o Brasil", afirma Jerry. "O encontro vai reunir músicos que estão na ativa mostrando o seu trabalho e provando que o blues tem público na Bahia também", completa.
 
Música Instrumental no Pelô - O Programa Pelourinho Cultural vem abrindo espaço para a música instrumental de forma que o estilo possa formar plateia no Centro Histórico. Além do Encontro de Blueseiros, o programa realiza ainda o Dia do Jazz no Pelô, agora com duas edições por mês, e, em novembro,  receberá o Festival de Contra-Baixo da Bahia - 2010, evento que reunirá grandes nomes do cenário local, além de promover o intercâmbio com instrumentistas de outras partes do Brasil.