Cultura

FESTIVAL MÚSICA ESTUDANTIL DE CAMAÇARI REÚNE ALUNOS DE VÁRIAS ESCOLAS

vide
| 26/09/2010 às 14:27
Começa assim: galera se exercita no palco desde jovem
Foto: Adeilson Carvalho

Estudantes das escolas da orla de Camaçari participaram da primeira semifinal do 2º Festival de Música Estudantil de Camaçari (Femec).  O evento, que é promovido pela Secretaria Municipal da Educação (Seduc), através da coordenadoria das Ações de Ensino da Orla, reuniu cerca de 200 alunos de nove unidades de ensino do Município.

Com o tema "Sons da Biodiversidade", o Famec aconteceu na tarde de sexta-feira (24/09), no estacionamento da antiga Vaca Mecânica, em Arembepe.  Para a estudante Marília Reis, 8ª série, participar do festival é uma experiência única, "é bom realizar este intercâmbio cultural entre as escolas". A aluna da Escola Municipal Barra do Jacuípe participou do festival com a banda "Inimigos do CO2".


O Famec tem a finalidade de promover a arte musical, desenvolver a sensibilidade criativa dos alunos, fomentar a cultura e incentivar novos talentos, explica a coordenadora de ensino da orla, Kadja Grimaldi.


Na ocasião, os estudantes do Ensino Fundamental I e II, Fluxo e EJA 1, 2, 3, 4, 5 foram avaliados por uma banca julgadora e concorreram nas categorias: melhor música, intérprete e arranjo.


De acordo com o regulamento, cada unidade de ensino da orla poderia participar com até duas músicas, de compositores diferentes. Ao todo, seis canções foram selecionadas, entre as nove escolas participantes.


Para Kadja Grimaldi, o festival estimula a criatividade e desenvolve o potencial dos alunos, além de possibilitar a interação entre estudantes, professores, diretores, funcionários e familiares. "O evento desperta a alegria de ser aluno e transforma a escola em um ambiente educativo e prazeroso", afirma.


A segunda semifinal, com os participantes da sede do Município, será realizada no dia 1º de outubro, no estacionamento da Cidade do Saber, às 13h30. A grande final da Femec ocorre no dia 21 de outubro, no mesmo local.    


Os vencedores receberão troféus e apresentarão os trabalhos na E7 em Cena, mostra de experiência pedagógica da Cidade do Saber, prevista para acontecer no final de dezembro. Todos os finalistas e as escolas serão contemplados com um DVD do festival. Os alunos inscritos recebem ainda um certificado de participação.