Cultura

JORNAL ECO KIDS LANÇADO NO INSTITUTO N. S. DA PIEDADE EM ILHÉUS

vide
| 16/09/2010 às 10:28
Garotada do Instituto Nossa Senhora da Piedade, em Ilhéus
Foto: Clodoaldo Ribeiro
 

A quarta edição do jornal estudantil Eco Kids foi lançada na quarta-feira (15), no Instituto Nossa Senhora da Piedade, numa promoção do Ministério Público da Bahia, Conselho de Defesa do Meio Ambiente de Ilhéus (Comdema) e secretaria municipal de Educação. Como nas edições anteriores são os alunos do ensino fundamental que elaboram as pautas e matérias, com o apoio e direcionamento dos professores.


A promotora de justiça Karina Cherubini disse mais uma vez satisfeita por constatar resultados favoráveis e com a participação da instituição que assumiu o projeto tornando-o uma realidade. Afirmou que "para os alunos, que ao mesmo tempo são os jornalistas e os leitores". O presidente do Comdema, José Nazal Pacheco, parabenizou a direção do que comemora esta semana 94 anos de funcionamento e como ex-aluno falou da sua satisfação em poder colaborar com as edições do jornal que é bancado com as multas aplicadas aos infratores do meio ambiente.


Os temas enfocados foram entrevista com bióloga; teste para salva-vidas da terra; cuide de quem cuida de você; você sabia; virou notícia; labirinto; cantinho literário; salvemos a biodiversidade, entre outros. A edição anterior foi lançada na Escola Nucleada do Santo Antonio e a próxima está sob a responsabilidade dos alunos da escola Fé e Alegria. O projeto é abranger tanto as escolas públicas como também as privadas.


Na oportunidade, a coordenadora pedagógica Sandra Catharina Lopes Santos fez um balanço das atividades desenvolvidas para elaborar o jornal, tendo encaminhado os alunos a uma editora gráfica (Diário de Ilhéus), onde puderam conhecer o processo de confecção de jornal, desde a escolha das pautas até a sua distribuição. E na sala de aula foram debatidos vários temas para que as turmas escolhessem seus preferidos, partindo daí para a realização das matérias. A coordenadora afirmou que "posso garantir que houve empenho e a dedicação de todos, e, acima de tudo o interesse pela preservação ambiental".


Ao evento, também se fizeram presentes o prefeito em exercício Mário Alexandre; a secretária de Educação, Lidiney Campos; o ex-secretário de Educação, Sebastião Maciel; e o arquiteto Paulo Goulart, representando a secretaria municipal de Planejamento.