Cultura

ESCOLA IDEALIZADA POR ANÍSIO TEIXEIRA RECEBE HOMENAGEM NA CÂMARA

Veja
| 16/09/2010 às 13:37
 

A Câmara Municipal de Salvador realiza nesta sexta-feira (17/09), às 9h, uma sessão sspecial  em homenagem ao Centro Educacional Carneiro Ribeiro, mais conhecido como Escola Parque Salvador.  Proposta pela vereadora Olívia Santana (PcdoB), presidente da Comissão de Educação, a solenidade faz parte de uma série de atividades  programadas para celebrar a passagem dos 60 anos de fundação da Escola Parque, que foi idealizada por Anísio Teixeira, em 1950.


Planejada com a finalidade de proporcionar uma educação em tempo integral às crianças e adolescentes da região do bairro da Liberdade e adjacências, a Escola Parque,  ao longo da sua existência, é responsável pela educação de aproximadamente 50 mil pessoas. Entre os seus alunos ilustres podemos destacar Antônio Carlos Vovô, fundador do Ilê Aiyê, o jornalista Osmar Martins, o juiz da primeira vara da família Aldenilson Barbosa, o doutor em Ciência Sociais, Ivo de Santana e a advogada e historiada Darci Xavier.


A intenção de Anísio Teixeira era que fossem instalados, inicialmente, sete sistemas semelhantes que seriam localizados nos bairros mais carentes de Salvador. O primeiro esquema para a distribuição destes núcleos previa, para Salvador, sete escolas. O primeiro Núcleo foi construído no bairro da Caixa D´Água, bairro popular de Salvador, que tinha grande concentração de menores sem escola e até mesmo menores abandonados. Esta ainda é a realidade deste bairro.


"A Escola Parque é um dos projetos de educação mais relevantes deste país. Ela representa, além dos ideais do seu ilustríssimo idealizador, a possibilidade da rede pública oferecer um ensino pleno aos seus alunos. Esta escola é uma parte importante na construção da democracia brasileira, pois conforme nos ensinou o mestre Anísio Teixeira, somente com a efetivação do ensino público de qualidade, conseguiríamos nos tornar uma nação realmente democrática", declarou Olívia.

  

Além da sessão especial na Câmara Municipal de Salvador, que abre a programação da Semana Anisiana, outras atividades estão agendadas para celebrar os 60 da Escola Parque. Nos dias 20 e 21 acontece, no teatro da Escola Parque, um seminário com pesquisadores brasileiros com o tema "O pensamento anisiano e o impacto na educação hoje". A Escola também sediará, a partir do dia 24, a exposição de artes plásticas "Mestre na vida, mestre na arte", seguida de apresentação da Orquestra do Neojibá (Núcleos Estaduais de Orquestras Infantis e Juvenis da Bahia).

No dia 27 de setembro, no palco do Teatro Castro Alves, está programada a apresentação do musical "Contando uma nova história".

Educação Integral - A Escola Parque oferece atualmente aos seus alunos, aulas em período integral, sendo divididas em dois turnos. No primeiro o aluno tem as aulas do currículo formal e no segundo participa de atividades artísticas, esportivas e culturais. Tudo isso assentado em um projeto pedagógico que visa a sua formação integral.