Cultura

MARGARETH MENEZES E JACKSON COSTA PRESTIGIARAM ENCONTRO DE ESCRITORES

Vide
| 15/09/2010 às 14:56
O I Encontro de Escritores Baianos Independentes (I ENEBI) realizado entre os dias 10 e 11 de setembro, na Biblioteca Pública do Estado da Bahia foi abrilhantado com as presenças da cantora Margareth Menezes e do ator e apresentador do programa Aprovado da Rede Bahia, Jackson Costa. Os artistas estivem no Quadrilátero da Biblioteca no último dia do evento (11),
para participar do lançamento do livro de poemas Amarelo por Dentro, da professora itabunense Iolanda Costa.

Envolvido no ambiente poético, Jackson Costa se lançou no recital, ao lado de diversos poetas que encantavam a platéia com seus versos. Margareth Menezes, seduzida pela poesia de Cláudio Kaian, um garoto de 8 anos que teve seus poemas publicados na antologia Poesia & Conto para todos os Cantos, lançado na sexta-feira (10), no primeiro dia do encontro, também mostrou seu lado poético, declamando ao lado do escritor mirim e de Jackson Costa.
Outro grande momento do encontro aconteceu na abertura do evento, quando o jornalista Carlos Souza leu e distribuiu para o público presente, o fax recebido da União Brasileira de Escritores (UBE)  São Paulo, assinado pelo seu presidente, Joaquim Maria Botelho, nomeando-o como representante da União Brasileira de Escritores, núcleo baiano, para a criação da instituição no estado, já nomeando sua diretoria provisória para o primeiro mandato, fato aplaudido pelos escritores como uma possibilidade de fortalecimento do movimento literário da Bahia.
Entre as mesas redondas foram discutidos temas como Apoio a pequenos projetos, que geram eventos - A importância desses eventos para a agenda cultural da cidade, com os escritores Roberto Leal, Valdeck Almeida de Jesus e Carlos Alberto Barreto; O escritor desde o ABC - Como você começou a publicar?, Com o professor e jornalista Germano Machado, escritor Alberto Peixoto e o presidente da Academia de Letras do Recôncavo Almir de Oliveira. 
Outras questões que também estiveram presentes nas pautas de discussões foram: O escritor e as novas tecnologias - As opções de divulgação e publicações disponíveis, com os jornalistas Lindomar Assis e Jeniffer Santos, e Livraria do Autor Baiano, distribuição e venda, com a escritora Gláucia Lemos e o livreiro Primo Maldonado da Livraria LDM.
Durante a programação também foram lançados os livros Canavial romance do escritor Joilson Pinheiro, baiano radicado na Rocinha no Rio de Janeiro e  Conversas do Sertão contos do escritor Rubervânio Rubinho Lima de Paulo Afonso.
Para o escritor Roberto Leal, presidente da Fundação e Selo Editorial Ómnira, e organizador do encontro, o evento foi um sucesso, apesar da ausência de alguns convidados. "As dificuldades foram grandes, no entanto, superamos todas elas e realizamos o I Encontro de Escritores Baianos Independentes. Em 2011, faremos o II ENEBI, muito mais  fortalecido", avisou Leal.  O evento dará origem a coletânea "Poesia & Contos do I ENEBI", que deverá ser lançada muito em breve.