Cultura

GIL, BETHÂNIA DORI CAYMMI E MARIA GADÚ INDICADOS PARA GRAMMY LATINO

veja
| 08/09/2010 às 17:43
Maria Bethânia tem duas indicações ao prêmio com "Tua" e o álbum
Foto: Roberto Filho

Os brasileiros Gilberto Gil, Dori Caymmi e Maria Gadú receberam duas indicações cada para os prêmios Grammy Latino, enquanto Maria Bethânia foi indicada à categoria de gravação do ano pela música "Tua", informou nesta quarta-feira (8) a Latin Recording Academy.


O anúncio foi feito no clube Avalon, de Hollywood, e contou, entre outros, com a presença do mexicano Aleks Syntek, o portorriquenho Gilberto Santa Rosa, o cubano Arturo Sandoval, o trio de pop/rock mexicano Camila e os porto-riquenhos Kany Garcia e Mario Quintero Lara (de Los Tucanes de Tijuana), para anunciar os indicados.


A carioca Gadú concorre em duas categorias internacionais, como artista revelação e como melhor álbum de cantor-compositor por seu disco de estreia homônimo.

"Tua", faixa título do novo disco de Maria Bethânia, também concorre como melhor música brasileira do ano, e o álbum foi indicado na categoria melhor engenharia de gravação.


Na categoria melhor disco de música instrumental, o Brasil conta com três indicados: Yamandu Costa & Hamilton de Holanda com "Luz da Aurora", Arthur Maia com "O tempo e a música" e "Afrobossanova" de Paulo Moura e Armandinho.

Além dessas indicações, o país conta com categorias específicas, como melhor álbum de MPB, melhor álbum de pop contemporâneo brasileirp e melhor álbum de rock brasileiro, entre outras.


Favoritos latinos


O uruguaio Jorge Drexler, o espanhol Alejandro Sanz, o mexicano Mario Domm e o dominicano Juan Luis Guerra partem como favoritos ao Grammy Latino, com quatro candidaturas cada um.


Drexler concorre nas categorias de gravação do ano e canção do ano por "Una canción me trajo hasta aquí"; melhor álbum de cantor-compositor por "Amar la trama", e melhor vídeo musical --versão longa por "La trama circular".

Já Sanz conseguiu indicações para álbum do ano e melhor álbum vocal pop masculino por "Paraíso express", assim como à gravação do ano e canção do ano por "Desde cuándo".


Guerra, por sua vez, é candidato aos prêmios de álbum do ano e melhor álbum de música tropical-contemporânea por "A son de guerra", e melhor canção de música tropical e melhor vídeo musical -- versão curta por "Bachata en Fukuoka".

Domm conseguiu candidaturas ao álbum do ano e ao melhor álbum vocal pop -- dupla ou grupo por "Dejarte de amar"; gravação do ano e canção do ano por "Mientes".

Entre os favoritos aos prêmios também estão Camila, Daddy Yankee, Lee Levin, Tommy Torres e Dan Warner, com três candidaturas cada um.


Duas indicações cada foram obtidas, entre outros, por Bebe, Rubén Blades, Concha Buika, Andrés Calamaro, Gustavo Cerati, Alex Cuba, El Cuarteto de Nos, Estrella, JotDog, La Mala Rodríguez e Vico C.


Outros artistas populares que obtiveram pelo menos uma candidatura são Marc Anthony, Miguel Bosé, Don Omar, Alejandro Fernández, Nelly Furtado, Enrique Iglesias, Juan Gabriel, Thalia, Diego Torres e Julieta Venegas.


Pessoa do ano


Gabriel Abaroa, presidente da The Latin Recording Academy, anunciou que nos próximos dias será conhecido o ganhador do prêmio Pessoa do Ano que a entidade entrega anualmente.


"Há nove meses, a Academia entrou em processo de votação que hoje produz seus primeiros resultados", disse Abaroa sobre o palco. "Fica em meu baú de tristezas uma grande quantidade de gravações, álbuns e artistas que não passaram para a próxima rodada".


O presidente da The Latin Recording Academy lembrou que o Grammy Latino não é um reconhecimento baseado em popularidade ou vendas, mas o voto chega por meio dos profissionais do mundo da música.

"Sabemos da importância que as indicações e os prêmios têm por ser resultado de um processo baseado na busca da integridade e excelência", afirmou.

Para concorrer com Maria Bethânia ao prêmio de gravação do ano, estão a espanhola Concha Buika, por "Se me hizo fácil"; Camila, com "Mientes"; Jorge Drexler, por "Una canción me trajo hasta aquí"; e Alejandro Sanz, por "Desde cuándo".

A 11ª edição dos prêmios Grammy Latino ocorrerá em 11 de novembro no hotel Mandalay Bay, de Las Vegas (EUA).