Cultura

EXPO EXPANDIDA ARTE E TECNOLOGIA VAI SER REALIZADA NO PELOURINHO

Veja
| 06/09/2010 às 14:56
Durante dez dias, dez ruas do Centro Histórico de Salvador serão cenário para o projeto de intervenção urbana Expo_Expandida, concebido e executado pela artista visual e designer Bárbara Tercia. Seguindo o conceito de expansão dos espaços expositivos para além do cubo branco das galerias e museus, a artista leva seus trabalhos para as pedras das ruas do Pelourinho, mas também para os corpos dos passantes e espectadores. O projeto tem abertura na próxima quinta, dia 9 de setembro de 2010, às 19h, no Largo do Pelourinho, e continua até o dia 11 de novembro, sempre às quintas-feiras.
As imagens apresentadas na intervenção são frutos de uma pesquisa continuada da artista sobre manifestações culturais de Salvador, como os corpos no Carnaval, a ancestralidade do candomblé e dos Eguns, as oferendas da tradicional e profana festa de Yemanjá, que compõem ao todo cinco séries, entituladas: Afrodite, Dionísios, Pão de Carnaval, Ponte_Ancestral e Pressente. Muitos desses trabalhos já percorreram importantes galerias de arte de Salvador. Agora, com a Expo_Expandida, a artista vai levar suas obras para as ruas, fazendo com que o público não precise alterar seu trajeto para vê-las.
Bárbara já fez experimentos semelhantes a este, quando expôs seus trabalhos através de intervenções no Espaço Cultural da Barroquinha, entre novembro de 2009 e fevereiro de 2010, no projeto Samba da Igreja. "Nessa experiência, percebi uma coisa engraçada. Fazíamos as projeções numa parede de pedra, mas muitas pessoas iam dançar em frente ao projetor, de forma que as imagens se refletiam nelas mesmas. Nesse momento, existia uma maneira ativa de se relacionar com a obra, mas também de ser o centro das atenções naquele espaço", conta a artista. Na experiência da Expo_Expandida, as projeções serão feitas ora das janelas dos casarões para o calçamento de pedras das ruas do Pelourinho, ora para o casario do entorno.
Patrimônio e Arte Digital - Por meio desta intervenção urbana, Bárbara pretende transformar as ruas do Pelourinho em um grande suporte para as artes visuais, explorando a vocação natural do lugar como ponto de encontro e palco para a arte e a cultura. Partindo do princípio de que as artes são um fator de preservação e dinamização do patrimônio histórico e de valorização dos modos de vida da comunidade, Bárbara e sua equipe irão sensibilizar os moradores e trabalhadores locais para um diálogo com as artes visuais. O público poderá fazer parte das obras, na medida em que caminhará nas ruas do Pelourinho, atravessando as projeções. E caso o espectador goste das imagens projetadas, pode obtê-las gratuitamente através de um dispositivo Bluetooth.
Oficinas - Além das atividades de intervenção urbana, a Expo_Expandida oferecerá uma oficina de Artes Digitais, gratuita e aberta ao público, tanto para a comunidade do Centro Histórico quanto para demais pessoas interessadas.