Cultura

ARTISTAS COM E SEM DEFICIÊNCIAS FAZEM OFICINAS NO ENCONTRO DE DANÇA

vide
| 06/09/2010 às 11:27
Judite quer chorar mas não consegue é um dos espetáculos
Foto: Gustavo Porto
"1º Encontro de Dança Inclusiva. O que é isso?", promovido pelo Grupo X de Improvisação em Dança, reunirá artistas com e sem deficiência, pesquisadores em dança, profissionais das áreas de comunicação, educação, psicologia e produção para um debate interdisciplinar sobre a participação efetiva das pessoas com deficiência no processo de inclusão social tão divulgado e difundido nos últimos tempos, sobretudo no campo artístico da dança.

O projeto é coordenado por Fátima Campos Daltro de Castro, também palestrante, e tem como curador o dançarino, Carlos Eduardo Oliveira do Carmo. O evento acontece de 08 a 12 de setembro, no Espaço Xisto Bahia, localizado nos Barris, em Salvador. As apresentações artísticas serão abertas ao público com preços populares: R$ 6,00 (inteira) e R$ 3,00 (meia).


A pergunta: "A dança é da deficiência ou do deficiente?" estará mediando reflexões para analisar, no contexto contemporâneo, quais estratégias de sobrevivência são engendradas por grupos e/ou dançarinos com deficiência, para acesso ao mercado de trabalho e ao campo artístico.  O encontro tem como objetivo também estimular a discussão pública valorizando a multi e interdisciplinaridade em torno do tema e a valorização da diversidade de pensamentos sobre o corpo. A programação conta com oficinas, debates, cirandões, performances, espetáculos, exposição de fotos e vídeos de dança e publicação na Revista da FACED.


Palestrantes


Alexandre José Molina - Mestre em Dança pelo PPG-Dança/UFBA (fev/2008). Diretor de dança da FUNCEB (DIMAC/FUNCEB).


Alexandre Baroni - Coordenador Executivo da Pessoa com Deficiência - CORDEF/SJCDH.


Anderson de Souza Leão - Coreógrafo, diretor e dançarino da companhia Gira Dança.

Angel Vianna - Ícone da dança brasileira e fundadora da Faculdade Angel Vianna.


Carla Leite - Doutora em Artes Cênicas UFBA.


Carolina Teixeira - Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da UFBA, bailarina, coreógrafa, diretora e Arte-Educadora.


Daniel Silva - Integrante da Cia Gira Dança (Natal/RN), atuando como dançarino profissional desde 2008. Atua, também, como propositor de oficinas e palestras, com participação em diversos eventos no âmbito nacional.


Edu O - Graduação em Artes Plásticas (UFBA). Especialização em Arte terapia (UCSAL). Integrante do Grupo X de Improvisação em Dança.


Eleonora Campos da Motta Santos - Doutoranda no PPGAC - UFBA, Mestre em Dança pelo PPGDANCA - UFBA (2008) e coordenadora e professora do projeto Poéticas da Diferença na Escola de Dança/UFBA.


Eliana Paes Cardoso Franco - Pós-Doutora em Tradução Audiovisual pela Universidade Autônoma de Barcelona (2007) e Doutora em Letras pela Universidade Católica de Leuven, Bélgica (2000). Coordena o grupo de pesquisa TRAMAD (Tradução, Mídia e Audiodescrição).


Fátima Campos Daltro de Castro - Doutora em Comunicação e Semiótica, PUC - São Paulo e Escola de Dança da UFBA. Mestrado em Artes Cênicas, UFBA, (2004). Coreógrafa e diretora do Grupo X de Improvisação em Dança.


Helena Tania Katz - Professora no Curso Comunicação das Artes do Corpo e no Programa em Comunicação e Semiótica, na PUC-SP. Exerce a função de crítica de dança desde 1977. Desenvolve a Teoria Corpomídia em parceria com a Profa. Dra. Christine Greiner.


Iara Cerqueira - Mestre em Dança pelo PGDANCA/UFBA. Especialista em Fisiologia do Exercício (UNEB/BA) e Instrutora da Técnica de Pilates, Polestar Education, USA. Atua como diretora e coreógrafa do Grupo HIS-Contemporâneo desde 1998.


Joceval Santana - Jornalista baiano escreve sobre a produção artística local e é editor e crítico de dança.


Lenira Peral Rengel - Doutora em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica, PUC/SP. Mestre em Artes/Dança pela Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP. Especialista na Arte de Movimento de Rudolf Laban e sua inserção no pensamento contemporâneo na Dança, nas Artes e no Ensino e Aprendizagem.


Lúcia Matos - Professor Adjunto da Escola de Dança da UFBA. Doutora em Artes Cênicas. Mestre em Educação/UFBA. Licenciada em Dança/UFBA. Representante do Nordeste no Colegiado Setorial de Dança da FUNARTE/ MINC (2004-2009).


Maria Teresa Taquechel Y Saiz - Possui graduação em Química pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1983) e tem experiência na área de artes. Atualmente é Diretora da Pulsar Cia. de Dança.


Neca Zarvos - Dançarina e atriz atuante no campo da Performance, do Cinema e da Produção, destacando-se as produções do "Projeto Danceability Brasil 2007", série de atividades com o coreógrafo e professor Alito Alessi em São Paulo, preparadora vocal e corporal para teatro.


Norberto Pena - Doutorado em Cinesiologia e Fisiatria pela Universidade de Buenos Aires. Especialização em Licenciatura em Cinesiologia e Fisiatria (Universidade de Buenos Aires) e Graduação em Cinesiologia.


Paulo Braz ator - Diretor teatral, cenógrafo e produtor cultural. É membro da Comissão Organizadora do FILO - Festival Internacional de Londrina.


Rogério Andreolli - Ator formado pela Faculdade da Cidade no Rio de Janeiro. Bailarino e assistente de coordenação da Pulsar Cia de Dança.


Teresinha Guimarães Miranda - Graduação em Pedagogia pela UCSAL. Mestrado em Educação Especial pela Universidade Federal de São Carlos (1993) e Doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (1999). Coordenadora do Núcleo de Apoio à Pessoa com Deficiência (NAP/UFBA).


Programação


08/09


9h - Oficinas


Oficinas I - Cia Gira Dança (Processo Criativo)/RN

Oficina II - Curso de Audiodescrição com Dra. Eliana Franco/BA


14h - Oficinas


Oficina II - Curso de Audiodescrição com Dra. Eliana Franco/BA


15h - Debates


Mesa I - A mídia, as políticas públicas e a produção inclusiva.

Debatedores: Lúcia Matos, Helena Katz, Joceval Santana, Tereza

Taquechel, Alexandre Molina, Alexandre Baroni e Paulo Braz.


18h - Vestido curto na alma de dentro


O espetáculo dirigido pela coreógrafa e dançarina Fafá Daltro busca em sua essência mostrar o universo das lembranças e dos sonhos que ficam guardados em algum canto da alma humana. O universo do cotidiano é uma fonte de riqueza de material para dança e de grande poder de expressão que detém características peculiares e gestuais próprias do indivíduo. O conteúdo do trabalho é de cunho subjetivo, onde através de sua movimentação o dançarino/coreógrafo poderá traçar uma linha orgânica de ações que estão contidas neste universo, e que possam ser transformadas em representações na busca de uma comunicação humana poética. Esta linha de pensamento define o caráter informal e transitório deste espetáculo e da qualidade cênica que será articulada em quadros independentes, enfatizando o aproveitamento da vida cotidiana do homem urbano.


Criação: Grupo X de Improvisação em Dança

Intérpretes/criadores: Fafá Daltro, Victor Venas, Vivys Fontoura, Edu O, Hugo Leonardo.

Compositor/intérprete: Ricardo Bordini


09/09


9h - Oficinas


Oficina I - Cia Gira Dança

Oficina II - Neca Zarvos (Danceability)


15h - Debates


Mesa I - A formação do artista com deficiência Lenira Rengel, Angel Vianna, Carolina Teixeira, Terezinha Miranda, Fafá Daltro.


18h - Odete, traga meus mortos


Odete, traga meus mortos, fala do lugar do outro em nossas vidas, nossos mortos (pessoas, lugares, objetos e situações passadas) marcando nossos corpos e nosso estado.

O espetáculo vencedor do Prêmio Festival Vivadança 2010, traz como intérpretes e criadores Edu O. e  Lucas Valentim, e a trilha sonora executada ao vivo por Som do Roque. Tudo reverberando em nós até mesmo quando a memória não é ativada. Durante os 40 minutos de apresentação, os artistas percorrem o universo das memórias compartilhando-as entre si e com o público de maneira que ora parecem brincar com as

situações, ora mergulham fundo nas sensações que as lembranças provocam, contaminando a todos, estimulando a platéia a também acessar as próprias lembranças.


Projeto: Edu O.

Intérpretes/criadores: Edu O. e Lucas Valentim

Trilha sonora: Som do Roque

Produção e Figurino: Nei Lima


10/09


9h - Oficinas


Oficina I - Danceability/SP

Oficina II - Grupo X de Improvisação em Dança/BA


15h - Debates


Mesa III - Dança Inclusiva. O que é isso?

Debatedores: Eleonora Motta, Lúcia Matos, Neca Zarvos, Anderson Leão,

Daniel Silva, Edu O.


18h - Warrior's


Opaxorô Cia. de Dança e Percussão formada por jovens com e sem deficiência intelectual apresenta a Coreografia "Warrior's" que representa o empenho com que as pessoas com deficiência intelectual vêm lutando para mostrar sua potencialidade e a capacidade de transpor barreiras do preconceito social, exercendo com dignidade sua autonomia e cidadania.


Intérpretes/criadores: Opaxorô Cia. de Dança


19h - Judite quer chorar, mas não consegue!


Judite quer chorar, mas não consegue!, idealizado pelo dançarino e ator Edu O, narra através da dança a história da lagarta Judite, que amedrontada diante das transformações naturais da vida, hesita em seguir o percurso da sua condição existencial e não quer se tornar uma borboleta. Este espetáculo singra as zonas de silêncio onde residem as emoções humanas, fazendo-nos refletir sobre nós enquanto indivíduos na vida, no mundo, sob o impacto da inexorável solidão que nos atormenta e apavora. Edu O. mostra reluzente talento ao ocupar os palcos em que se apresenta, ressignificando a ideia da dança, usando seu corpo, de modo sensível e delicado.


Intérprete/criador: Edu O.



11/09


9h - Oficinas


Oficina I - Carolina Teixeira/RN

Oficina II - Pulsar Cia. de Dança/RJ


15h - Cirandão I


Cirandão I - Carla Leite, Fafá Daltro, Norberto Pena, Ninfa Cunha e Janiere Almeida em um debate com o público participante e realização de atividades de criação artística e mostra aberta.


18h - Estudo para carne, água e osso


Embalar, empacotar, acondicionar e embrulhar, são algumas metáforas utilizadas para propor ao corpo que dança a experiência cinético-estética correlata a sensações/emoções implicadas à adaptação e ambiência, relativas ao estado em que o corpo se encontra ao ser colocado num ambiente restrito. Estratégias compositivas visam induzir fissuras no corpo para agenciamento de novas configurações, resultantes não alheias à presença do espectador, mas que abarca a relação corpo que dança/ambiente/espectador implicados entre si. Os estudos de Giorgio Agambem e Zygmunt Bauman referenciam essa pesquisa artística, propondo discussão que entrelaça corpo/carne e vida nua, associados à fragilidade dos vínculos que permeiam as relações contemporâneas. Estudo para Carne, Água e Osso é uma proposta que se desdobra de Partes sem Roteiros, trabalho do Grupo His Contemporâneo de Dança, Salvador/BA, com interesse em dar continuidade às investigações do grupo acerca do formato improvisacional de caráter processual, onde o corpo é o principal elemento propositor e construtor da obra/dramaturgia.


Criação: Grupo His Contemporâneo de Dança

Intérpretes/criadores: Iara Cerqueira, Douglas Gibran e Sandra Corradini



19h - Estudo para Indefinidamente Indivisível - 3


Bolas infláveis permitem que os corpos vivenciem a transformação e a imprevisibilidade do tempo e do movimento. O risco permanece, pois o erro é a parte viva do acerto: abre para o que pode vir a ser. Como afirma o filósofo Henri Bergson: "A mudança, se consentirem em olhá-la diretamente, sem véu interposto, bem rapidamente lhes parecerá como o que pode haver no mundo de mais substancial e mais durável. Sua solidez é infinitamente superior a de uma fixidez que não é mais que um arranjo efêmero entre mobilidades". A mudança é indivisível, o tempo - duração - é indefinidamente indivisível.


Criação: Pulsar Cia de Dança

Concepção, Direção e Coreografia: Teresa Taquechel

Intérpretes e Pesquisa de Movimentos: Angel Vianna, Andrea Chiesorin, Rogério Andreolli e Teresa Taquechel

Composição Musical: Bernardo Gebara

Desenho de Luz: Renato Machado

Pesquisa de Figurino: Dréa Nunes

Assistência de Direção: Elisa Peixoto

Preparação Corporal: Gabriela Alcofra, Camila Fersi, Teresa Taquechel

Professores Convidados: Angel Vianna (conscientização do movimento), Thereza Feitosa (eutonia), Esther Schor (feldenkrais), James Arêas (filosofia), Eraci Gonçalves (dinâmica muscular e ballet)

Orientação de Prevenção as Lesões: fisioterapeuta e bailarina Núbia Barbosa

Assistência Técnica: Fábio Rodrigues

Fotos: Jaime Acioli


12/09


9h - Oficinas


Oficina I - Carolina Teixeira

Oficina II - Pulsar Cia de Dança


15h - Cirandão II


Cirandão II - Lenira Rengel, Eleonora Motta, Iara Cerqueira, Rodas no Salão e Acessibilidade em Trânsito Poético - ACC 2010, debate com o público participante e realização de atividades de criação artística e mostra aberta.


18h - Braile


Escutas do que se não pode ver... do que... hein?

Vejas do que se não pode tocar... huumm!!

Pisas do que se não pode seguir adiante...tateias!!!


Intérprete/criadora: Líria Morays


19h - Cia Gira Dança/RN