Cultura

SALVADOR TERÁ 12 DIAS DEDICADOS AO HUMOR

Vide
| 27/08/2010 às 15:13
O mês de setembro será de puro riso em Salvador. As mais diversas' manifestações do humor estarão em cartaz, de 08 a 19 de setembro, na primeira edição do Festival de Humor e Performance, que receberá atrações de várias regiões do País. Nos doze dias de festival, o público vai conferir 26 espetáculos diferentes, apresentados na Praça Pedro Arcanjo - Pelourinho, a preços populares.
Através do cinema, música, circo, oficinas, exposições de arte, mesas temáticas, teatro e stand-up comedy, artistas como Samantha Schmütz (RJ), o cantor Zéu Brito (RJ), o comediante Renato Piaba (BA), a banda Móveis Coloniais de Acaju (DF) e o grupo Comida dos Astros (SP) apresentarão o melhor do humor brasileiro. Ao todo, 12 atrações baianas e 14 representantes de outras regiões (São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal) estarão no evento, considerado o primeiro do gênero já realizado na Bahia.
Para receber os artistas e o público, todo o espaço será decorado e ambientado com a temática do humor. O local contará também com feira e exposição de artes visuais, programação infantil, paralela à programação oficial, mostra de vídeos e oficinas.
Durante os 12 dias de espetáculo, o I Festival de Humor e Performance espera receber um público estimado em 10 mil visitantes. Os ingressos, vendidos a R$ 5 (inteira) e R$ 2,50 (meia), estarão disponíveis na bilheteria da Praça Pedro Arcanjo e em outros pontos da cidade, a partir do dia 1º de setembro.
 
Humor a preços populares.
O Festival servirá como uma oportunidade para traçar um panorama da produção humorística contemporânea, além de acompanhar o que está sendo criado no Brasil. "O FHP propõe, por meio das diversas linguagens artísticas, oferecer o que há de melhor em cada uma delas, tendo a comédia e a performance como destaques", explica Tuca Morais, idealizador do evento. Para diretora artística do Festival, Marilda Santanna, o humor pode ser definido como uma característica do homem, e se apresenta de diversas formas, dentre elas, o riso. "Queremos expressar o riso de várias maneiras. Vamos promover uma grande festa da arte, da palavra, da performance e da imagem, pelo riso. Fusão de estilos, interatividade e muita descontração darão a tônica da programação".
O projeto tem a missão de levar espetáculos com artistas conhecidos do grande público, a preços populares, além de dedicar um espaço especial para que artistas plásticos, designers, escultores, grafiteiros e fotógrafos exponham sua arte. Dar visibilidade às várias linguagens humorísticas, estimular a formação de plateia e contribuir para a revitalização do Centro Histórico também são propósitos do evento.
Atrações Confirmadas
Circo Picolino - Espetáculo Variedades Grupo Dimenti - O Poste, A Mulher e O Bambu Tranchan - Estão Voltando as Flores
Zéu Britto - Pele, Osso e Ousadia Os Romeus
Samantha Schmütz - Curtas
Capitão Cometo e os Formidáveis Ladrões de Parafina da Terra do Nunca Extreme - Encontro de Capitães
Móveis Coloniais de Acaju -
Udi Grudi - O Cano
Bagageryer Spielberg - Casa das Bonecas     
Comida dos Astros - O Banquete      
Eletrocooperativa - No Tabuleiro Tem
Alvoroço - Uma Comédia Feita por Você
Bocket Show  
Nariz de Cogumelo - É das Palhaças que Eles Gostam Mais  
Tablado de Áruar- Helena Pede Perdão         
Berro D' Água- Grupo Vozes            
Renato Piaba - Carnaverão 2010