Cultura

TRIBUTO A RAUL SEIXAS SÁBADO À NOITE NO PELOURINHO COM BANDA ARAPUKA

veja
| 17/08/2010 às 17:09
Para quem gosta de Raul Seixa está aí a pedida no Pelô, sábado, 21
Foto: Mara Mércia

Dois eventos movimentarão a noite de sábado, 21 de agosto, no Centro Histórico. No primeiro, a Banda Arapuka, em lembrança aos 21 anos da morte de Raul Seixas, fará uma homenagem ao pai do rock nacional, por meio do projeto Raul Seixas - Sempre Vivo, no Largo Pedro Archanjo, às 20h. Já no Largo Tereza Batista, a partir das 18h30, será realizada a II Edição do Agosto Negro, com shows de hip-hop, reggae, samba, rock, além de outras manifestações artísticas como poesia, dança e artes plásticas. As atrações fazem parte da agenda do Pelourinho Cultural, programa da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia.


Vinte e um anos após sua morte, em 21 de agosto de 1989, aos 44 anos, Raul Seixas continua fazendo sucesso entre as novas gerações. Para lembrar a data e celebrar a obra do genial artista baiano, a Banda Arapuka promoverá uma apresentação especial para os admiradores do cantor e compositor no Pelourinho.


O repertório do show será composto por releituras das músicas de Raul, indo dos clássicos até as menos tocadas, chamadas de "lado b". Assim como o "Maluco Beleza", a banda também tocará canções que faziam parte do set-list do roqueiro, como as composições de Elvis Presley, Jerry Lee Lewis e de músicos da Jovem Guarda, dentre outros. A banda Arapuka é formada por Marcos Clément (voz e violão), Jerry Marlon (baixo), Brian Knave (bateria), Pedrinho Rego e Oyama Bittencourt (guitarra), Vitor Moura (teclados) e Juliana Bastos (backing vocal).


"Desde abril de 2004, a banda está na estrada contribuindo para a imortalidade das obras de Raul, promovendo diversos encontros raulseixistas e lançando projetos como o trio elétrico alternativo Tributo à Raul e a caminhada Raul Seixas, que ano passado levou mais de cinco mil pessoas do Campo Grande à Praça Municipal ", explica Marcos Clément, idealizador do grupo. "Nós sempre pensamos em fazer algo bacana para comemorar essas datas importantes. Muitas pessoas vêm para Salvador visitar o túmulo de Raul e fazer homenagens. Por isso, é bacana ter um evento que acolha esse público", diz.


Consciência - No Largo Tereza Batista, a Associação Cultural Aspiral do Reggae promoverá a II Edição do Agosto Negro, com o objetivo de ter um espaço de reflexão junto ao público sobre a Consciência Negra no mês de agosto. De acordo com a produtora do evento, Jussara Santana, o Agosto Negro surgiu nos Estados Unidos durante a década de 1970, quando integrantes do movimento negro mobilizaram-se para lutar contra o racismo e a repressão. O sucesso da iniciativa, que ocorreu no referido mês, originou o Black August, que ocorre em diversos países.

Participarão do evento grupos de raggae como Kamaphew Tawa e Aspiral do Reggae, de hip-hop, como o Nova Saga, formado por crianças e adolescente do Pelourinho, além do MC Bizza, DJ Akany, Afro Jhow e Léo Souza, entre outros. "O evento é uma forma também de chamar atenção para a arte produzida pela comunidade negra, principalmente da periferia", explica Jussara.