Cultura

TRANS IT E SEGUNDA PONTE MOSTRAM TRABALHOS ANGOLA E BAHIA EM SÃO PAULO

VEJA
| 17/08/2010 às 09:25
Brincadeiras, da Ieda Oliveira
Foto: DIV

A força e a criatividade da arte contemporânea produzida em Angola e na Bahia são pela segunda vez apresentadas juntas em São Paulo. A iniciativa busca atualizar o imaginário nacional sobre estas duas produções, rompendo com estereótipos e apresentando a diversidade presente nos trabalhos de seus artistas.
 
No próximo dia 19 de agosto (quinta-feira), a partir das 18h, o angolano Kiluanji Kia Henda abre sua primeira exposição individual, Trans It, na galeria SOSO arte contemporânea africana. Considerado um dos fotógrafos africanos mais importantes de sua geração, Kiluanji é um dos três artistas representantes de Angola na 29ª Bienal de São Paulo.

Ele expõe na galeria ao mesmo tempo em que, no espaço SOSO+, artistas da Bahia participam da coletiva Segunda Ponte. Trabalhos de Adriana Araújo, Caetano Dias, Glauber Rocha, Ieda Oliveira, Maxim Malhado, Marepe, Sarah Aleluia e Virgínia de Medeiros reforçam e valorizam uma identidade que é genuinamente baiana, justamente porque mestiça, miscigenada, resultante da mistura entre as culturas indígenas e européia, mas sobretudo africana.


A exposição inédita Trans It, de Kiluanji é a segunda de uma série de individuais que a SOSO vai montar com os três artistas angolanos que participam da Bienal de São Paulo.
Antes, em julho, foi a vez de Yonamine e, em setembro, será o momento da participação de Nástio Mosquito. Já a Segunda Ponte dá continuidade ao projeto 3Pontes_SP, que através da parceria entre a SOSO arte contemporânea africana e a Fundação Sindika Dokolo vai apresentar na capital paulista uma mostra dos trabalhos dos artistas baianos que participarão da II Trienal de Luanda, realizada pela Fundação Sindika entre setembro e dezembro deste ano.


A inauguração das mostras Trans It e Segunda Ponte é aberta ao público e a visitação das duas exposições acontece até o dia 18 de setembro, de segunda a sexta, das 11 às 19h, e aos sábados das 11 às 17h na galeria SOSO e no espaço SOSO+, respectivamente.