Cultura

FOTÓGRAFA ALBA VASCONCELOS APRESENTA MOSTRA "PELE NEGRA" EM SÃO FÉLIX

vide
| 11/08/2010 às 17:26
Expo no Centro Cultural Dannemann, São Félix, dias 14 e 15 de agosto
Foto: Alba Vasconcelos

Coincidindo com a Festa da Boa Morte, expressão religiosa da cultura afro-baiana que ocorre no próximo fim de semana em Cachoeira (14 e 15 de agosto), fotografias de mulheres negras estarão em cartaz no Centro Cultural Dannemann, na vizinha São Felix. Mas não se trata de uma mostra convencional associando o negro às suas raízes e religiosidade. A fotógrafa Alba Vasconcelos, responsável pelo trabalho, optou por uma abordagem diferente: "Procuro ressaltar a forma, a textura da pele dos negros, independente de suas raízes ou de minhas raízes". Na abertura, às 18h, haverá a apresentação do grupo de samba de roda "Unidos do Salva Vidas".


Batizada de "Pele", a mostra permanecerá em cartaz até 14 de setembro, de terça a domingo, reunindo fotografias de quatro mulheres negras: "Fui feliz em fotografar mulheres muito especiais. Três mulheres muito altas, de 1.80 m de altura, presenças  marcantes, despojadas, fortes e uma que era pura doçura e delicadeza.  O projeto não incluía rostos, mas coloquei dois deles, por achar que estes contém muito da alma das fotografas e desta exposição", diz a fotógrafa.


Alba Vasconcelos lembra que o seu processo criativo se dá muito mentalmente, com formação das imagens bem antes de sua entrada em estúdio. Ao focalizar as fotografadas, contudo suas energias, personalidades e gestuais próprios dirigiram seu olhar, tomando rumos não traçados anteriormente.  Assim, apesar de focalizar as peles,  as fotografias que integram a mostra expõem as diferenças das personalidades destas mulheres, "com imagens  de sutilizas e delicadeza de umas e com agressividade quase felina de outras".

  

Algumas das fotos têm uma forte carga erótica, "o que é quase  inevitável se tratando de exibição de corpos fortes, expressivos e bonitos.  Desde o inicio, pensei que  as fotografias seriam feitas  em preto e branco, com fundo negro, com vestimentas pretas,  que não distraíssem das formas e texturas,  somente para cobrir os corpos.  Não usaria a cor branca:  o branco seria exclusivamente o da luz refletidas nas peles.  Na sessão inicial, contudo, ao ver o tom lindo da pele acentuada pela luz, e os anéis  de ouros usados pela modelo, fiquei muito tentada em expor as cores, e passei a fotografar nas cores da Irmandade da Boa Morte: o vermelho, o ouro e o branco da luz na pele negra", conta.


Serviço

Exposição de fotografias "Pele", de Alba Vasconcelos

Local: Centro Cultural Dannemann - São Felix/BA Tel. 75-3438-4308

Período: 14/08 a 14/09 de 2010

Visitação: terça a sábado, 8h às 17h: domingo, 13h às 17h