Cultura

VENCEDORA DO PRÊMIO DE FOTOGRAFIA PIERRE VERGER INAUGURA NOVO ESPAÇO

Vide
| 04/08/2010 às 13:10

Nesta quinta-feira (05.08), às 20h, Salvador ganha um novo espaço para as artes visuais. A Galeria do Palácio Rio Branco será dedicada especialmente à fotografia. Para sua inauguração, ela recebe a exposição Homogenia, de Leonardo Costa, vencedora do Prêmio Nacional de Fotografia Pierre Verger 2008/2009, da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb), que realiza esta mostra, com apoio da DIMUS.


Localizada no piso térreo, a Galeria do Palácio Rio Branco será o espaço de exposições temporárias deste prédio histórico, que depois de reformado foi inteiramente aberto ao público para visitação, em junho deste ano. A Diretoria de Museus será responsável pela gestão e curadoria das exposições que entrarão em cartaz a partir da exposição do artista Leonardo Costa, que apresenta Homogenia até o dia 5 de setembro.



Sobre a Exposição

Homogenia é composta por duas séries - Homem e Árvore - compostas por 12 fotografias que estabelecem um diálogo entre as realidades culturais e sociais vivenciadas pelo artista Leonardo Costa. Na série Homem, moradores de rua da Avenida Pedro II, em Belo Horizonte, protagonizam imagens que tematizam o abandono e a solidão num ambiente urbano paradoxalmente colorido e vibrante. Não se tratam de flagrantes; são criações feitas a partir desta realidade e com a participação destas pessoas.


Já a série Árvore retrata o processo de desarborização no município de Caeté, em Minas Gerais; Leonardo produziu as fotografias a partir de árvores cortadas, que ele mesmo recolheu e dispôs pelos passeios da cidade. A intenção é produzir um questionamento sobre a evolução humana e natural. A programação da exposição na Galeria do Palácio Rio Branco inclui também um bate-papo com o fotógrafo, que será realizado na sexta-feira (06.08), às 15h.



Sobre o Palácio

O Palácio Rio Branco foi construído no mesmo local onde Tomé de Souza edificou, a partir de 1549, a primeira casa governamental do Brasil. Atualmente, possui fachada eclética, um refinado interior em estilo belle époque, com projeto do arquiteto italiano Júlio Conti e concepção de interiores de Filinto Santoro, da Real Universidade de Nápoles.


Localizada no piso térreo, a Galeria do Palácio Rio Branco será o espaço dedicado às exposições temporárias, com mostras fotográficas. Também no térreo, o público poderá conferir o novo Memorial dos Governadores da Bahia, inicialmente criado em 1986, e inteiramente repensado após a reforma do prédio. No pavimento superior, estão localizados o Salão dos Espelhos, a Sala Pompesina - que possui pinturas parietais dos séculos 19 - e as varandas.


O local está aberto à visitação gratuita de terça a sexta, das 10h às 18h, sábado, domingo e feriados, das 13h às 17h. Também podem ser agendadas visitas guiadas e gratuitas ao interior do Palácio, aos sábados, às 13h30, e às terças e quintas-feiras sempre as 10h e 15h. O agendamento pode ser feito através dos números (71) 3117-6491 ou (71) 3117-6492, ou do endereço eletrônico astec.ipac@gmail.com, respeitando o número limite de 30 pessoas por grupo.