Cultura

OFICINAS GRATUITAS DE TEATRO ADAPTAM OBRAS DO ENEM

Vide
| 04/08/2010 às 14:56

Da página ao palco, oficina de adaptação de obras literárias para a cena ocorrerá entre os meses de agosto e novembro de 2010, em quatro centros de cultura de Salvador: Teatro Solar Boa Vista, Teatro Xisto Bahia, Casa da Música e Teatro Plataforma.

O projeto trará para o palco quatro obras que irão cair em concursos vestibulares entre 2010 e 2011, que não foram escritas para serem encenadas, mas, para serem lidas. São os livros de contos: O Largo da Palma, de Adonias Filho e As vítimas-algozes, de Joaquim Manoel de Macedo; o romance Vidas Secas, de Graciliano Ramos e a coletânea dos Cem melhores poemas do século, selecionados por Ítalo Moriconi.

O público-alvo para estas oficinas são estudantes do nível médio. Mas pessoas que não estejam parte deste universo podem e devem se matricular. A seleção é feita por ordem de chegada e cada caso, fora do público-alvo, será avaliado cuidadosamente por toda a equipe.

Cada Oficina prevê a inscrição de apenas vinte pessoas.

Uma lista de espera estará à disposição daqueles que não conseguirem, a tempo, matricularem-se.

O projeto prevê a leitura, discussão, adaptação do texto para o teatro e a montagem que ocorrerá no dia 02 de novembro de 2010, num dos teatros participantes (ainda por definir), em que as turmas poderão apreciar o trabalho feito nas outras oficinas componentes do projeto.

É importante salientar que para participar o interessado não precisa ter tido experiência anterior com teatro, bastando apenas, dedicar-se ao projeto que é inteiramente gratuito. Ao longo da oficina serão disponibilizadas as obras, que serão, ao final do mesmo, doadas à bibliotecas públicas e aos centros de cultura.

As oficinas têm a carga horária de 60 horas e prevêem a entrega de certificados aos concluintes.

Para matricular-se o interessado deve procurar o centro de cultura que lhe seja mais conveniente. Os horários das aulas em cada centro de cultura são:

  • Casa da Música, Lagoa do Abaeté, Terças e quintas das 17h às 18h.;
  • Teatro Xisto Bahia, Biblioteca Central dos Barris, Sextas das 14h às 18h.;
  • Teatro Solar Boa Vista, Engenho Velho de Brotas, sábados das 09h às 13h.;
  • Teatro de Plataforma, Praça São Brás, Plataforma, Sábados das 14h às 18h.

O projeto Da página ao palco, oficina de adaptação de obras literárias para a cena, acontece graças ao apoio financeiro da Fundação Cultural do Estado da Bahia/ Fundo de Cultura/ Governo do Estado da Bahia através do Edital de formação e qualificação artístico-cultural e é realizado pela Teca-Teatro Cursos e Espetáculos cujos membros são parte da Cooperativa Baiana de Teatro.