Cultura

II CICLO SALVADOR DE CINEMA. INSCRIÇÕES ATÉ PRÓXIMO DIA 5. VEJA COMO.

vide
| 31/07/2010 às 19:27

André Moraes, João Omar, Marcos Pedroso, Moacyr Gramacho, Marcelo Gomes e Sérgio Machado. Todos estes cineastas e profissionais de cinema premiados em festivais de todo o mundo estarão em Salvador, de 31 a 05/09, para ministrar cursos gratuitos no II Ciclo Salvador de Cinema. As aulas - de Trilha Sonora, Direção de Arte e Direção de Atores - vão acontecer na Caixa Cultural de Salvador, Rua Carlos Gomes, Centro.

Cada curso terá a duração de dois dias. Para participar do ciclo basta se inscrever, até o dia 05 de agosto, no site http://www.ciclosalvadordecinema.com.br/. (Os candidatos serão selecionados mediante curriculo e carta de motivação.) Os interessados serão selecionados a partir de seleção de currículo e de carta de motivação. O evento é uma produção em parceria de Reinofy Duarte e Rodrigo Luna.


Direção de Arte -
Um dos diretores de arte mais prestigiado do cinema nacional da última década, Marcos Pedroso, e cenógrafo Moacyr Gramacho serão os responsáveis pelo curso de "Direção de Arte". Direcionado a profissionais, estudantes e pessoas ligadas à área cinematográfica, o curso será ministrado nos dias 02 e 03 de setembro. A ideia é desenvolver a criação, dinâmica de trabalho e comportamento profissional em sets de filmagem.


No currículo de Marcos Pedroso, longas-metragens de sucesso como Bicho de 7 Cabeças (2001), Madame Satã (2002), Cidade Baixa (2005), Chega de Saudade (2007). Na televisão, fez a minissérie Carandiru, da Rede Globo. Já Moacyr Gramacho, além de atuar como cenógrafo para teatro, diretor de arte em curtas e longas metragens e diretor do Teatro Castro Alves desde 2007, é também artista plástico e arquiteto. Entre os trabalhos, se destacam os curtas "Cães", "Camila e o Espelho" e os longas "Eu me lembro" (2005) e "Deserto Feliz" (2007).


Direção de Atores -
O diretor do longa-metragem Quincas Berro D'água, Sérgio Machado, e o diretor do clássico nacional Aspirians e Urubus, Marcelo Gomes, vão oferecer as oficinas de direção de atores nos dias 04 e 05 de setembro.  O curso é destinado a diretores de cinema, vídeo e interessados no ofício. Sérgio Machado é diretor de cinema e roteirista. Nascido em Salvador, estreou nos longas-metragens como assistente do diretor Walter Salles. Seu primeiro trabalho como diretor de longas foi o documentário Onde a Terra Acaba - um retrato do cineasta Mário Peixoto. O trabalho foi eleito o melhor documentário no Festival do Rio e nos festivais de Havana e Biarritz. Seu primeiro longa-metragem de ficção, Cidade Baixa, foi selecionado para a mostra Um Certo Olhar, do Festival de Cannes de 2005. Em 2010, lançou seu mais recente filme, Quincas Berro D'água.


Marcelo Gomes Cineasta pernambucano, foi co-roteirista do filme Madame Satã (2002) e debutou na direção de cinema com o longa "Cinema, Aspirinas e Urubus", que participou de mais de 30 festivais no Brasil e no mundo, tendo sido, inclusive, selecionado para a mostra Un Certain Regard do Festival de Cannes em 2005. No mesmo ano, venceu prêmios de Melhor Filme na Mostra de São Paulo, Festival de Guadalajara e pela APCA, Associação Paulista dos Críticos de Arte, entre outros festivais. Em 2010, lançou seu segundo longa-metragem, agora em parceria com o cineasta Karim Ainouz, "Viajo porque preciso, volto porque te amo". Está em pré-produção de seu terceiro filme, "Era uma vez Verônica".


Trilha Sonora -
O produtor musical e compositor André Moraes e o músico instrumentista João Omar vão ministrar o curso sobre "Trilha Sonora" nos dias 31 de agosto e 01 de setembro. O curso é voltado para músicos e produtores musicais com interesse em criar e produzir trilhas musicais para cinema.  Além de compositor e produtor musical, André cria e produz trilhas sonoras para cinema, televisão e teatro. Entre os trabalhos já produzidos destacam-se os filmes longa-metragem "Lisbela e o Prisioneiro" (2003), "Meu tio matou um cara" (2004) e "Romance" (2008). Na televisão, compôs músicas para as Tv's Globo e Record.


João Omar é músico instrumentista (violão e violoncelo), graduado em Composição e Regência pela UFBA. Possui mestrado em Regência orquestral e especialização musical na República Tcheca. Ao longo da carreira, desenvolveu trilhas sonoras para curtas, longa-metragens, vídeos, animações e peças de teatro. Atualmente, João Omar desenvolve projetos culturais relativos à cultura do Sertão Baiano na Associação Cultural Fundação Casa dos Carneiros - a qual é presidente.


Programação completa

31/8 e 1/09 | Trilha Sonora, com André Moraes (Lisbela e o Prisioneiro, Meu tio matou um cara) e João Omar (produtor musical, compositor e regente)

02/09 e 03/09 | Direção de Arte, com Marcos Pedroso (Bicho de 7 Cabeças, O Céu de Suely) e Moacyr Gramacho (Deserto Feliz, Eu me Lembro)

04/09 e 05/09 | Direção de Atores,com Marcelo Gomes (Cinema, Aspirinas e Urubus) e Sérgio Machado (Cidade Baixa, Quincas Berro D'água)